terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Panorama Profissional: Em 2030, bibliotecários Estarão Sob Demanda

Por Marina Chagas Oliveira

Título original: The Job Outlook: In 2030, Librarians Will Be in Demand. Por Rebecca T. Miller  (Tradução de Marina Chagas Oliveira)


Uma nova reportagem fascinante proporciona um novo olhar sobre como as profissões serão no futuro, e quais as habilidades que serão altamente buscadas. De acordo com “The Future of Skills: Employment in 2030”, haverá um aumento na procura por bibliotecários, curadores, arquivistas, entre outros profissionais.

Este é apenas o começo das descobertas na investigação sobre onde os humanos se encaixarão no futuro, complementando a automação ao invés de serem suplantados por ela. O relatório – divulgado em 28 de setembro por Pearson, Nesta e a Universidade de Oxford - pergunta como o trabalho será impactado pela intersecção das sete “megatedências”. Dentre as mudanças ocasionadas pelas novas tecnologias, automação está no topo, seguida por: globalização, alterações demográficas, sustentabilidade ambiental, urbanização, aumento da desigualdade e incerteza política.

O relatório faz considerações sobre a globalização, mas foca somente no impacto nos Estados Unidos e Reino Unido. “Nos EUA, há uma ênfase particularmente forte nas habilidades interpessoais. Elas incluem ensinar, percepção, serviços de orientação e persuasão. ”. Os “resultados também confirmam a importância de pensamento crítico e habilidades cognitivas, como solucionar problemas complexos, originalidade, fluência de ideias, e aprendizado ativo. ”

“The Future of Skills” é algo a ser lido enquanto se pensa sobre a evolução de nosso trabalho em bibliotecas (assim como nosso relatório anual de pisos salariais “Librarians Everywhere”, que mostra o que está acontecendo atualmente). Principalmente, ele pode informar aos líderes de biblioteca direções estratégicas em suas considerações sobre como moldar os serviços de apoio às pessoas de todas as idades em uma época de rápidas evoluções. Como as bibliotecas da população serão impactadas por essas “megatendências”, como elas precisarão aprender, e quais as habilidades eles precisarão desenvolver para prosperar?

“Apesar de alguns sentirem que o avanço da automação e inteligência artificial está perdendo a batalha, pessoas precisarão focar no desenvolvimento das habilidades unicamente humanas identificadas nesta pesquisa,” o relatório informa em uma seção sobre as implicações para cada indivíduo.
 De acordo com o relatório, todos nós precisaremos aprender coisas novas e desenvolver novas habilidades no decorrer da vida. A fim de ajudar, o autor inclui um extenso “Glossário de Atividades” mencionado no documento e oferece recomendações para educadores e empregadores.

Não tenho dúvidas de que bibliotecas e aqueles que trabalham nelas estão aqui para ficar. Este relatório pode e deve estimular a conversa sobre como tornar a longa jornada que está por vir o mais relevante possível para as muitas pessoas que dependem das bibliotecas para conseguir as ferramentas que lhes são necessárias. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário