quinta-feira, 28 de julho de 2016

[BIBLIOTECONOMIA - EM TEMPO DE LEITURA] Vamos falar sobre planejamento bibliotecário?

por Ana Wanessa Bastos

Planejamento de bibliotecas e serviços de informação, de autoria de Maria Christina Barbosa de Almeida é uma obra imprescindível aos bibliotecários brasileiros, principalmente aos concurseiros por ser cobrada exaustivamente em provas de seleções públicas na área de Biblioteconomia. 

A leitura pode parecer exaustiva por ser detalhista, mas é gostosa e gratificante por se tratar da prática bibliotecária, ou seja, de a fazeres que estão/ou deveriam estar inseridos no cotidiano de bibliotecários. O profissional que lê, absorve e coloca em prática o que a autora expõe e contribui para a qualidade dos serviços prestados pela biblioteca em que atua, bem como para o marketing tanto da biblioteca como do próprio bibliotecário. Quem lê o livro após a faculdade, durante o exercício profissional tem outra perspectiva e por vezes se identifica com as críticas construtivas que a autora expõe. 

A obra consiste de seis capítulos, nestes a autora traz sistemática e respectivamente conceitos e finalidades de planejamento atrelado à biblioteca (cap.1); avaliação de serviços de informação programas e projetos (cap.2); relatórios como instrumento de planejamento e avaliação de serviços de bibliotecas (cap.3); diagnóstico organizacional (cap.4); planejamento do projeto (cap.5), e planejamento do espaço físico (cap.6). Os capítulos 1,2 e 4 são os que mais caem nas provas de concursos, porém não devemos desmerecer a importância dos demais. 

A AUTORA
MARIA CHRISTINA BARBOSA DE ALMEIDA
É referência na área de programas de edifícios para bibliotecas e planejamento, avaliação e gestão de unidades de informação. Durante mais de 30 anos atuou como docente do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da USP e exerceu diversas funções na direção de bibliotecas e serviços de documentação. Atualmente é docente aposentada da USP e atua como pesquisadora e consultora.


O LIVRO


O livro comporta seis capítulos: 

1 CAPÍTULO: Planejamento: Uma Introdução
2 CAPÍTULO: Avaliação de serviços de informação, programas e projetos 
3 CAPÍTULO: Relatórios como instrumento de planejamento e Avaliação de serviços de bibliotecas
4 CAPÍTULO: Diagnóstico Organizacional 
5 CAPÍTULO: Planejando o projeto
6 CAPÍTULO: Planejamento de Espaço Físico 

Referência
ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de Bibliotecas e Serviços de Informação. 2ª ed. rev. e ampl. Brasília: Briquet de Lemos, 2005. 146p. Disponínel em:< http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgTdIAL/livro-almeida-maria-christina-barbosa-planejamento-bibliotecas-servicos-informcao > Acesso em: 28 jul.2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário