quarta-feira, 20 de julho de 2016

'anti-biblioteca' - quanto mais você sabe, maiores são as fileiras de livros não lidos

Fonte da Imagem: https://thefablesoup.wordpress.com

Essa semana, buscando matérias que abordam sobre organização de biblioteca pessoal,  deparei - me com Umberto Eco que era dono de uma biblioteca pessoal contendo mais de 30 mil livros

O escritor libanês Nassim Nicholas Taleb, em seu livro The Black Swan, diz que Eco é exemplo de alguém que entende perfeitamente a ideia de como uma biblioteca pessoal deve ser:

"Umberto Eco pertence a um pequeno grupo de acadêmicos que são enciclopédicos, inteligentes e interessantes. Ele é dono de uma biblioteca pessoal enorme (contendo 30 mil livros) e separa os visitantes em duas categorias: aqueles que reagem dizendo, 'uau! Signore professore dottore Eco, que biblioteca você tem! Quantos desses livros você já leu?' e aqueles – uma pequena minoria – que entendem que uma biblioteca particular não serve para inflar o ego, mas é uma ferramenta de pesquisa. Os livros já lidos são muito menos valiosos que os não lidos. A biblioteca deveria conter o máximo do que você não conhece conforme seus recursos financeiros, taxas de hipoteca e o atualmente inflexível mercado imobiliário permitem. Você vai acumular mais conhecimento e mais livros conforme envelhece e o crescente número de livros não lidos nas prateleiras olharão para você ameaçadoramente. Na verdade, quanto mais você sabe, maiores são as fileiras de livros não lidos. Vamos chamar essa coleção de livros não lidos de 'anti-biblioteca'." (via Brain Pickings)


Nenhum comentário:

Postar um comentário