quarta-feira, 18 de maio de 2016

Arquivo Público do Ceará e UNESCO realizam na terça-feira, 31/5, às 9h, Oficina Regional do Programa Memória do Mundo para reconhecimento de Acervos como Patrimônio

Serão disponibilizadas, gratuitamente, 60 vagas para participação na atividade. As inscriçõesvão até 30 de maio.A atividade é aberta para interessados dos Estados do Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba.

O Arquivo Público do Estado do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), realiza, no próximo 31 de maio, a partir das 9h, no Auditório da Secult, a Oficina Regional do Programa Memória do Mundo da UNESCO. A atividade visa a divulgação do Edital para candidaturas de acervos a serem reconhecidos como patrimônio para a memória brasileira, por meio de inscrição no Registro Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo. Além disso, a oficina busca promover a identificação e proteção especial de acervos arquivísticos e bibliográficos considerados de valor para a memória da humanidade, assim como estimular a sua preservação e acesso.

Serão disponibilizadas 60 vagas para a oficina. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 30 de maio, segunda-feira, pelo telefone 3101-2614. "Como integrantes do Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do mundo, temos lutado para que haja uma maior participação de instituições arquivistas, bibliotecas, centros de documentação do Nordeste, em seus editais”, destaca o diretor do Arquivo Público do Estado .
A abertura do evento ficará a cargo do secretário da Cultura, Fabiano dos Santos Piúba, sendo seguida por palestra ministrada pelo coordenador de Comunicação e Informação do escritório da UNESCO no Brasil, Adauto Cândido Soares, que falará sobre “Acervos Brasileiros e o Programa Memória do Mundo da UNESCO Brasil“.
Após a palestra, o diretor do Arquivo Público do Estado do Ceará, Marcio de Souza Porto, mediará debate sobre o Programa Memory of the World (MoW) e oferecerá treinamento para que sejam preenchidas as candidaturas no Edital MoW / Brasil 2016. Os interessados têm até o dia 31 de julho para realizarem suas inscrições e candidaturas no referido Edital de acervos como patrimônios para a memória brasileira.

>> SERVIÇO
Oficina Regional do Programa Memória do Mundo da UNESCO
31 de maio, das 9h às 13h30
Local: Auditório da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (R. Major Facundo, 500. 6º andar), Edifício do Cineteatro São Luiz.
Inscrições: 3101-2614
Gratuito

Fonte: SECULT-CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário