quarta-feira, 2 de setembro de 2015

IBICT lança nova versão de seu portal de publicações científicas


http://oasisbr.ibict.br/vufind/

Milhares de publicacões científicas produzidas no Brasil agora estão ainda mais acessíveis a pesquisadores e acadêmicos de todo o mundo. Tudo porque já está disponível para uso a nova versão do Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto, também conhecido como oasisbr.

O anúncio do lançamento da nova versão foi feito no último mês de julho pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), instituição idealizadora e mantenedora do site. A remodelação visou, além de reunir as publicações científicas de acesso aberto brasileiras em um mesmo lugar, facilitar a busca desses documentos pelos interessados.

 “O oasisbr é uma plataforma de busca integrada e adaptativa para dispositivos móveis que concentra os resultados de repositórios, bibliotecas digitais de teses e dissertações e revistas eletrônicas de acesso aberto no Brasil. São mais de seiscentos e quarenta fontes coletadas, onde se agregam teses, artigos e muitas outras produções científicas. O oasisbr oferece ainda um conjunto de estatísticas sobre as coletas e sobre o material agregado, por meio do qual podemos estabelecer um panorama global da produção brasileira”, explica a coordenadora do Laboratório de Metodologias de Tratamento e Disseminação da Informação do IBICT, Drª Bianca Amaro.

Para tornar a experiência de uso mais agradável, a página teve significativas mudanças em sua interface. O novo design é mais limpo que o da versão anterior e o campo destinado à busca agora ocupa quase todo o centro da página inicial do site. Outra novidade do projeto de remodelação foi a atualização do sistema que realiza a coleta dos metadados das instituições participantes - fruto de um trabalho conjunto entre os engenheiros de IBICT e La Referencia -, que adaptou o sistema VuFind. A plataforma ainda ganhou componentes de coleta e validação do software de LA Referencia, assim como um novo módulo de OAI capaz de exportar mais de um milhão de registros. Leia mais em: http://lareferencia.redclara.net/rfr/noticias/ibict-lanca-nova-versao-de-seu-portal-de-publicacoes-cientificas

Nenhum comentário:

Postar um comentário