sexta-feira, 12 de junho de 2015

Que tal presentear seu amor com um livro neste Dia dos Namorados?


Título: O Alquimista
Autor: Paulo Coelho
Editora: Planeta
Ano: 1988
Páginas: 176





Por Ana Wanessa Bastos

Junho vem trazendo um friozinho gostoso para nossos corações, mês que contempla o clima de romance do dia dos namorados, data conhecida em muitos países como o Dia de São Valentim. No Brasil, diferentemente de outros países, o dia dos namorados é celebrado em 12 de junho, véspera do dia de Santo Antonio. Sendo uma data dedicada à troca mútua, que tal presentear um amigo, um companheiro ou um amante com um livro? Além de uma gentileza, é um elogio. Livros contam histórias de amor, inclusive a sua.

No embalo dos enamorados, indicamos a leitura de uma obra que abrange um público grande e diverso, que vai de autoajuda à ficção. Um romance ingênuo que, às vezes, esbarra no piegas, mas que é de uma simplicidade tão redondinha e polida que vira uma pérola. "O Alquimista", de Paulo Coelho, é referência nacional, entrou em 2012 para a lista dos livros mais vendidos do mundo, ocupando a 5º posição. Traduzido e publicado em mais de 73 línguas e 160 paises, respectivamente, a obra divide opiniões.    

Com um texto totalmente clean; simples, direto e sem floreios, Paulo Coelho conta a história de Santiago, um pastor de ovelhas de Andaluzia, que tem um sonho que se repete. O sonho fala de um tesouro oculto, guardado perto das Pirâmides do Egito. No início, o jovem pastor o ignora, mas, depois de um encontro com um velho rei que lhe contou sobre a lenda pessoal, sua vida dá uma grande reviravolta, vende suas ovelhas e segue em busca do tesouro.

O protagonista Santiago descobre coisas novas e se surpreende com o trajeto que faz. E é no meio dessa viagem que ele encontra um personagem decisivo na história: O Alquimista, que irá ensiná-lo a penetrar na alma do mundo e a receber todas as pistas necessárias para chegar ao tesouro. Apesar da narrativa não apresentar muitas descrições e nenhum detalhamento, consegue-se sentir um clima, uma atmosfera mágica, através de mistérios, paixões e sabedoria.

“O Alquimista” é considerado o livro brasileiro mais vendido no mundo, um fenômeno literário mundial, nele, o autor mostra que o mais importante é correr atrás dos nossos sonhos e que encontrar o nosso "tesouro" não é o principal objetivo, mas sim, que devemos aprender e desfrutar o máximo que pudermos com a trajetória e principalmente ouvir o nosso coração. Além do “O Alquimista”, estão entre os melhores livros de Paulo Coelho: Brida (1990), Monte Cinco (1996), Maktub (1994) e Manual do Guerreiro da Luz (2006).

E então, amigo leitor, curtiu a nossa indicação? Já leu este ou algum outro livro de Paulo Coelho? Para você, que ainda não leu, segue abaixo um aperitivo da obra e, para quem leu, deguste uma recordação dessa obra. Ah!  Feliz Dia dos Namorados!

[...] A lenda pessoal é aquilo que você sempre desejou fazer. Todas as pessoas, no começo da juventude, sabem qual é sua lenda pessoal.
Nesta altura da vida, tudo é claro, tudo é possível, e não temos medo de sonhar e de desejar tudo aquilo que gostaríamos de fazer. Entretanto, à medida que o tempo vai passando, uma misteriosa força começa a tentar provar que é impossível realizar a Lenda Pessoal.
Esta força que parece ruim, na verdade, está ensinando a você como realizar sua Lenda Pessoal.
Está preparando seu espírito e sua vontade, porque existe uma grande verdade neste planeta: seja você quem for, quando quer com vontade alguma coisa, é porque este desejo nasceu na alma do Universo.
É sua missão na Terra.

(O Alquimista – Paulo Coelho) 

Você que sabia que o livro "O Alquimista", de Paulo Coelho, também foi adaptado para os quadrinhos pela editora Harper Collins, que publica os livros do autor nos EUA? Leia sobre mais AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário