sexta-feira, 17 de abril de 2015

EM TEMPO DE LEITURA — Mulheres que fazem a diferença



Há quem termina de ler um livro agradável já fica na expectativa de começar um novo. O hábito da leitura deve ser uma constante na vida das pessoas. Nessa perspectiva, o atual ministro da Educação, Juca Ferreira, proferiu recentemente, durante um discurso em Salvador, “Nunca vai dar certo no Brasil uma Instituição que fique esperando uma pessoa chegar para pedir um livro, tem que colocar o livro no universo e na vida de todo mundo.” A prática da leitura e o conhecimento compartilhado nos ajudam a construir a vida que desejamos e o mundo em que queremos viver.

Vários são os fatores que fazem uma mulher alcançar o sucesso, não somente na carreira, mas em todas as áreas em que deseja se destacar, dentre eles, o conhecimento é um dos pontos- chave que embasa tanto habilidades como atitudes. Cientes de que o conhecimento compartilhado em um livro pode ser crucial em nossas vidas e de que as mulheres compõem hoje grande parte da força de trabalho no mundo, mas que ainda são os homens que dominam os cargos de liderança, convidamos à leitura de duas obras consideradas imprescindíveis ao universo feminino.  

Título: FAÇA ACONTECER - Mulheres, trabalho e a vontade de liderar
Autora: Sheryl Kara Sandberg
Editora: Companhia das Letras  
Ano: 2013

 Sheryl Sandberg,eleita uma das dez mulheres mais poderosas do mundo pela revista Forbes, Sheryl, executiva do Facebook desde 2008, faz parte do Conselho de Administração da empresa, onde se tornou a primeira mulher a ocupar tal posição na companhia.  Sandberg, autora do livro “Faça Acontecer”, é uma entusiasta da ascensão feminina no trabalho. Ela criou uma Fundação e um site para estimular as mulheres a crescerem profissionalmente

Tendo os gêneros: administração e negócios, autoajuda e reflexão, biografias e memórias, didáticos, economia e mercado e subgênero: mentalismo e meditação,  profissionalizantes,  Recursos Humanos, a obra inspiradora “Faça Acontecer” investiga as razões de o crescimento das mulheres na carreira estar há tantos anos estagnado, identificando a raiz do problema e oferecendo soluções práticas e sensatas para que elas atinjam todo o seu potencial.  Conforme a empresária norte-americana, mulher tem de fazer networking. O livro é um manifesto feminino para homens e mulheres, fundamental para se pensar nos impasses e nas questões de gênero no mundo do trabalho.

A edição brasileira inclui dados específicos da situação das mulheres no nosso país e conta com um prefácio da empresária Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza.


Título: A Menina do Vale - Como o Empreendedorismo Pode Mudar Sua Vida
Autora: Bel Pesce
Editora: Casa da Palavra
Ano: 2012

A empreendedora brasileira e fundadora da FazINOVA, escola de empreendedorismo e habilidades, Bel Pesce, sempre foi obcecada por conhecimento. Este fato, aliado à dedicação e à iniciativa,  ajudou-a a abrir as portas para muitos dos seus sonhos. Aos 26 anos, foi considerada pela Revista Época uma das “100 pessoas mais influentes do Brasil” e eleita um dos “30 jovens mais promissores do Brasil”, pela Revista Forbes, bem como entrou na seleta lista dos “10 líderes brasileiros mais admirados pelos jovens”, da Cia de Talentos.  Bel estudou no renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT), trabalhou em grandes empresas, como Microsoft, Google e Deutsche Bank, e morou no Vale do Silício, onde respirou empreendedorismo, liderou equipes e fundou empresas.  

Em 2012, Bel Pesce lançou a obra “A Menina do Vale”, que rapidamente se tornou um sucesso e projetou Bel como um fenômeno na internet. A obra oferece uma oportunidade única para mergulharmos no mundo da Bel, nela, a jovem  empreendedora conta o que tem aprendido em sua jornada empreendedora e cita diversos casos de sucesso.  São histórias inspiradoras que mostram que tudo é possível quando há uma boa ideia e muita dedicação.  Para ela, “ser empreendedor é colocar a mão na massa” e o foco está sempre voltado em aprender cada vez mais sobre como se constrói uma empresa. Bel já publicou, em 2013, a “A Menina do Vale 2.

Estudos apontam que é bom ler dois livros ao mesmo tempo, pois assim você se esforça para lembrar as respectivas histórias, gravando-as melhor na memória. Então, Pare tudo e leia “Faça Acontecer” e “A menina do Vale”, agora mesmo!

Nunca esqueça: tudo é possível se você se dedicar de cabeça e coração.” — Bel Pesce

Nenhum comentário:

Postar um comentário