quinta-feira, 5 de março de 2015

Leitura recomendada: biografia da bibliotecária cubana Marta Terry Gonzalez, Prêmio Honorário da IFLA

Roots and Flowers: The Life and Work of the Afro-Cuban Librarian Marta Terry González

Authors: Abdul Alkalimat and Kate Williams

Price: $35.00 Published: February 2015 ISBN: 978-1-936117-64-2
Printed on acid-free paper


Este livro introduz os norte-americanos e outros leitores em geral para 1) o papel dos afro-cubanos na história e na cultura cubana, particularmente no século 20, e 2) biblioteconomia no contexto da revolução cubana. Considerando esses dois assuntos relacionados através da vida e obra de Marta Terry, Cuba vai servir de exemplo para outros africanos nas Américas e para todos os trabalhadores de bibliotecas em tempos de mudança social.

Marta Terry dirigiu três bibliotecas cubanas centrais e importantes. Começando em 1961, ela foi bibliotecária de Che Guevara quando organizou o Conselho Nacional de Planejamento (JUCEPLAN) que defina a-1958 pós curso para o desenvolvimento de Cuba. A partir de 1967-1987, foi diretora da biblioteca na Casa de Las Americas, organização construida e liderada por Haydee Santamaria que publicou e conectou escritores e seus leitores em toda a América Latina e definiu um modelo para a combinação da política de libertação e produção cultural inovadora. A partir de 1987-1997, foi diretora da Biblioteca Nacional José Martí, momento em que a biblioteca foi atribuída a responsabilidade por todo o desenvolvimento da biblioteca pública na Ilha e em seguida, conseguiu através do colapso da União Soviética, em seguida, primeira parceira comercial de Cuba e da fonte de divisas. Participou de reuniões na biblioteca internacional desde a década de 1950, Marta Terry também era uma pessoa chave no estabelecimento da reputação da biblioteca internacional de Cuba e conexões através da IFLA, trazendo o o encontro anual para a América Latina pela primeira vez em Havana em 1994. Ela foi seguida também na defesa de Cuba a partir dos EUA governo-ataque patrocinado que se seguiu, sob o pretexto das chamadas "bibliotecas independentes."

Abdul Alkalimat é professor emérito de estudos afro-americanas e biblioteca e ciência da informação da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign.

Kate Williams é professor associado de biblioteconomia e ciência da informação da Universidade de Illinois em Urbana Champaign.

Fonte: http://libraryjuicepress.com/marta-terry.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário