quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

STDS disponibiliza serviço de impressão em braille, de forma gratuita, a toda a população

Com o objetivo de incentivar a inclusão e acessibilidadeeducacional a pessoas com deficiência visual, o Centro de Profissionalização para Pessoas com Deficiência (Cepid), unidade da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), está disponibilizando o serviço de impressão em braille, de forma gratuita, a toda a população.

Agráfica produz impressõesem formato de panfleto, convite, cartaz, cardápio para restaurante, apostila, etc.realizadas em papel A4 (40kg), que deve ser fornecido pelo cliente.O projeto conta com apoio da Agência de Desenvolvimento Economico e Social (Ades).

Gráfica Braille
Para melhor visualização e durabilidade do documento em braille, o papel 40kg é o mais recomendado para impressão, explica Martônio Carneiro, revisor e editor de textos da gráfica. Dependendo do documento, também é possível imprimir em papel couchê, mas sempre na gramatura 40, por ser mais espessa e resistente. A moderna impressoraBraille Box V4ainda suporta papel A3, mas a impressão desta é realizada no formato livro, para ser dobrada ao meio e grampeada ou encadernada.

Restaurantes, hoteis, supermercados, empresas que trabalham com distribuição de panfletos são exemplos de serviços que podem fazer uso de documentos em braille para atender aos clientes deficientes visuais. Cartões de visita de qualquer segmento também podem ser complementados com informações na linguagem. “Quando me deparo com um produto que contém informações em braille eu me sinto gente, me sinto cidadão.”, conta Martônio, dizendo ainda que antes era difícil se sentir incluído na sociedade, mas hoje, com as novas tecnologias, a história está sendo mudada. “Esse serviço gratuito disponível a toda a população será um divisor de águas”, comemora.

Como ter acesso ao serviço


O solicitande deve enviar o pedido em formato PDF, TXT ou DOC com antecedência, conforme orientação da gráfica (dependendo do tamanho do documento), para ser revisado e então impresso. “Fazemos um trabalho de revisão e substituição de alguns caracteres da palavra que são inerentes do próprio braille e isso demanda um certo tempo”, explica Martônio. Os interessados devem entrar em contato através do e-mail ( graficabraille.cepid@gmail.com) ou telefone (3101.2792).

Assessoria de Comunicação Social
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social - STDS
Fone: 3101.2089 / 2099
E-mail: imprensa@stds.ce.gov.br
Twitter: www.twitter.com/stdsonline

Fonte: STDS

Matéria Disponível em < http://www.stds.ce.gov.br/index.php/listanoticias/839-acessibilidade  > Acesso em 21.1.15

Nenhum comentário:

Postar um comentário