quinta-feira, 16 de outubro de 2014

O Memorial da UFC realizará uma palestra sobre Curadoria Digital com o curador da British Library, Dr. Aquiles Alencar Brayner.

O Memorial da UFC convida a todos os bibliotecários para a "Curadoria Digital: redimensionando o papel das bibliotecas na era da informação"

Dia 22 de outubro às 14h30 min no Auditório do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Ceará

Palestra do Curador Digital da British Library, Dr. Aquiles Alencar Brayner
Integrando as atividades dos Encontros Universitários 2014, o Memorial da UFC em parceria com o Instituto de Cultura e Arte (ICA) convida para palestra "Curadoria Digital: redimensionando o papel das bibliotecas na era da informação" ministrada pelo Dr. Aquiles Alencar Brayner, Curador Digital da British Library, Londres.

Aquiles Alencar Brayner é formado em psicologia pela Universidade Federal do Ceará e estudos latino-americanos pela Rijks Universiteit Leiden (Holanda). Tem mestrado nas áreas de história da arte e estudos latino-americanos pela Rijks Universiteit e ciência da informação pela City University de Londres, além de doutorado em literatura brasileira pelo King’s College (Universidade de Londres). Antes de assumir o cargo de curador do acervo latino-americano na British Library em 2006, Aquiles lecionou em universidades britânicas, incluindo as Universidades de Londres e de Leeds. Com a criação do departamento de Digital Scholarship na BL em 2010, Aquiles foi promovido ao cargo de Curador Digital com o objetivo de definir o papel da biblioteca como provedora de informação e conteúdos eletrônicos entre acadêmicos e demais usuários. Desde então Aquiles vem gerenciando vários programas e atividades relacionados aos serviços e coleções da BL, incluindo projetos de digitalização, criação e controle de metadados, treinamento de usuários e bibliotecários no uso de conteúdos e ferramentas digitais e desenvolvimento de plataformas interoperacionais para divulgação e agregamento de dados entre bibliotecas nacionais e acadêmicas na Europa e USA.

A palestra ocorrerá no Auditório Cândido Pamplona (Centro de Tecnologia, Bloco 711, Pici), dia 22 de outubro de 2014, às 14h30. Haverá emissão de certificado para os participantes.
Fonte: Memorial da UFC. Telefone: 3366-7414. Email: memorialdaufc@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário