sexta-feira, 11 de julho de 2014

Movimentos sociais debaterão “O BRICS e a Luta pela Paz Mundial”

O seminário acontecerá paralelamente à VI Cúpula de Cúpula dos BRICS, em Fortaleza.

Diversas frentes dos movimentos sociais realizam, na próxima terça-feira (15/07), o seminário “O BRICS e a Luta pela Paz Mundial”. O debate que acontecerá a partir das 14h, na Assembleia Legislativa do Ceará, abordará o papel desse bloco de países na configuração de uma nova ordem geopolítica, tendo como centro a luta contra o imperialismo e suas agressões aos povos.

O seminário, que contará com a presença da presidente do Conselho Mundial da Paz (CMP), Socorro Gomes, ocorre paralelamente a VI Conferência de Cúpula do BRICS, que será realizada no Centro de Eventos de Fortaleza, nos dias 14 e 15 de julho; e finalizada em Brasília, no dia 16 de julho, com a reunião dos cinco chefes de Estado que compõem o bloco.

Entre as entidades responsáveis pela realização do seminário estão o Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz), a União Brasileira de Mulheres (UBM), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES), a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), a União da Juventude Socialista (UJS), e a Federação de Bairros e Favelas de Fortaleza (FBFF).

Saiba mais

A ideia do BRICS foi formulada pelo economista-chefe da Goldman Sachs, Jim O'Neil, em estudo de 2001, intitulado “Building Better Global Economic BRICs”. Fixou-se como categoria da análise nos meios econômico-financeiros, empresariais, acadêmicos e de comunicação. Em 2006, o conceito deu origem a um agrupamento, propriamente dito, incorporado à política externa de Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2011, por ocasião da III Cúpula, a África do Sul passou a fazer parte do agrupamento, que adotou a sigla BRICS.

O Brasil sediará, nos dias 14, 15 e 16 de julho, a VI Cúpula dos Brics. O evento que acontece em Fortaleza é a segunda cúpula ocorrida no País e abre um novo ciclo; a cada ano um dos países do grupo sedia a reunião.

O tema desta sexta cúpula será “BRICS – Crescimento Inclusivo: Soluções Sustentáveis”.

A previsão é que participem do evento, além dos chefes de estado, cerca de 750 pessoas integrantes dos cinco países.

Cerca de 1.500 jornalistas devem comparecer ao encontro.

A Rússia deverá abrigar a reunião seguinte, em 2015.

Serviço

Seminário: O BRICS e a Luta pela Paz Mundial

Data: terça-feira (15/07)
Hora: a partir das 14h
Local: Assembleia Legislativa do Ceará
Participação: Socorro Gomes (Presidente do Conselho Mundial da Paz - CMP)


Nenhum comentário:

Postar um comentário