quinta-feira, 8 de maio de 2014

Livro documenta 180 anos da Assembleia Legislativa do Ceará - ALCE

O Plenário 13 de Maio ficou lotado, na manhã desta quarta-feira (07/05), para o lançamento do livro “Ano 180 - A História da Assembleia Legislativa do Ceará”, que marca a comemoração de criação do Poder, fundado em 1834 por meio de Ato Adicional que alterou a Constituição de 1824.
A publicação foi produzida pela Fundação Demócrito Rocha. Conforme o presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), o livro, que também é um documento, tem importância como fonte de pesquisa para os que acompanham o contexto sócio político e econômico do Ceara. “Será ainda ferramenta de consolidação do processo democrático onde os leitores poderão entender como foram profundas as transformações e a contribuição da Assembleia para ampliar a participação da sociedade nessas transformações”, frisou.
Durante a solenidade, Zezinho Albuquerque citou ainda as grandes mudanças dos últimos 180 anos como a libertação pioneira dos escravos, a conquista do voto pelas mulheres, a transição do Império para República e a ditadura militar.
O livro traz todos os 77 presidentes que passaram pela Casa e apresenta as quatro sedes do Parlamento Estadual. As três primeiras no centro da cidade a atual na avenida Desembargador Moreira, valorizando o espaço hoje destinado ao público. “São 15 serviços voltados à comunidade como o escritório Frei Tito, a Universidade do Parlamento Cearenses, a unidade do Procon, o Memorial Pontes Neto e outros”, afirmou o presidente da Casa.
A presidente do grupo de comunicação O Povo, jornalista Luciana Dummar, afirmou que o parlamento e a imprensa são como irmãos siameses na defesa da democracia e que o lançamento do livro é uma forma de contribuir para a formação da cidadania. “Aqui se narra a saga dos 180 anos do Poder Legislativo e o que entregamos agora é a recuperação dessa história”, afirmou.
O vice-governador e ex-presidente da Casa por dois mandatos, Domingos Filho, destacou a importância do livro como registro histórico e a colaboração do Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto como fonte de pesquisa. “É o maior e mais completo memorial entre as assembleias legislativas. Parabenizo o presidente pela parceria com a Fundação Demócrito Rocha por esta importante fonte de pesquisa”, ressaltou.
Também prestigiaram o evento, a desembargadora Maria Iraneide Moura Silva, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, desembargador Luiz Geraldo Pontes Brígido; o vice-presidente do Grupo de Comunicação O Povo, João Dummar Neto; o representante da 10ª Região Militar Cel. Carlos Henrique Vasquez Ramos; e o presidente da União dos Vereadores do Ceará (UVC), vereador Audic Cavalcante (PMDB).
O livro “Ano 180 - A História da Assembleia Legislativa do Ceará”, com 189 páginas, traz matérias, entrevistas, infográficos, reproduções de documentos históricos, perfis e fotografias. O material é distribuído numa linha do tempo contemplando as 18 décadas de existência do Parlamento Cearense.
YI/CG

Fonte: Portal ALCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário