terça-feira, 1 de abril de 2014

Professor espanhol fala sobre o papel do profissional da informação


Professor espanhol fala sobre o papel do profissional da informação
Carlos Tejada Artigas durante palestra no IBICT
 Com o intuito de intensificar o intercâmbio com instituições internacionais, foi ministrada nesta segunda-feira (17/03) a palestra “O Profissional da Informação hoje: hibridação, diversificação e especialização de nossos perfis profissionais”, pelo professor titular da Faculdade de Ciência da Informação da Universidad Complutense de Madrid, Carlos Tejada Artigas. O evento faz parte do projeto de capacitação e integração liderado pela diretora do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), Cecília Leite Oliveira. Além de servidores e colaboradores do Instituto em Brasília, participaram também, por videoconferência, servidores da Coordenação de Ensino e Pesquisa do Rio de Janeiro.
Carlos Tejada Artigas, em sua terceira visita ao Brasil, destacou o novo perfil para o profissional na área de informação e documentação. Segundo ele, em 2015, 700 mil vagas de perfis digitais estarão sendo criadas na Europa. Em um cenário em curto prazo, ele acredita que cada vez mais perfis profissionais multidisciplinares específicos serão formados com a integração da tecnologia, cultura, ciência, comunicação e empresa. “É uma confluência de áreas, na qual a interdisciplinaridade facilitará o bom desempenho profissional na sociedade da informação que hoje exige desenvolvimento de competências e novas atitudes no campo profissional”, explica o professor.
O professor Carlos Artigas faz parte do Conselho de Cooperação Bibliotecária da Espanha e identificou 21 perfis especializados atuantes no sistema bibliotecário espanhol. O estudo, de acordo com ele, foi realizado no período de três anos. Além desses perfis, outros também foram identificados como novos concorrentes na formação do profissional de informação do futuro, tornando-o mais flexível e com capacidade de aprendizado contínuo.
O palestrante elogiou a atuação do IBICT e disse respeitar muito o Instituto porque os profissionais que atuam na instituição acreditam que a informação é um motor de transformação. Na sua avaliação, Carlos Artigas disse que a melhoria do perfil do profissional de informação, além do investimento na formação cada vez mais qualificada, irá contribuir para a sociedade como um todo. 
Cláudia Mohn e Daniela Cunha
Núcleo de Comunicação Social do IBICT
Créditos da imagem: Victor Almeida
Data da Notícia: 17/03/2014 13:20
Fonte: IBICT

Nenhum comentário:

Postar um comentário