quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Em entrevista a antropóloga francesa, Françoise Héritier afirma que o símbolo mais forte da sociedade moderna é o uso do Facebook e sua rede de falsos amigos.


Em entrevista a revista ISTO É  a Herdeira intelectual de Lévi-Strauss, a antropóloga francesa Françoise Héritier diz que os pequenos prazeres da vida foram perdidos e que os recursos modernos impedem a reflexão.



A tecnologia gera alienação,  por Mariana Brugger | Isto É

Leia a matéria completa AQUI


Qual é o símbolo mais forte da sociedade moderna? 


Françoise Héritier - O símbolo mais forte é certamente o uso do Facebook e sua rede de falsos amigos, que amam todas as mesmas coisas ao mesmo tempo. Esse grande sentimento falso de pertencimento cria um mundo desmaterializado. Não ver mais as pessoas em carne e osso talvez não impeça o surgimento de laços mais fortes, mas fundir-se aos outros não significa encontrar-se. Isso constitui uma grande armadilha: a despersonalização em vez da afirmação de si.  

"A crença de que dividimos tudo com todos o tempo todo se transformou em um grande prazer coletivo." (Françoise Héritier)


"O tédio se tornou condenável. Mas o tédio é o motor da reflexão, da inovação, da descoberta e da contemplação. Ao nos esforçarmos para satisfazer as frustrações com auxílio das tecnologias modernas, fazemos desaparecer essas possibilidades.(Françoise Héritier)

Fonte: ISTO É 

Nenhum comentário:

Postar um comentário