quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Museus infantis: passeios culturais para crianças no Ceará.

O museu – - como instituição com o propósito de educação e estudo –- compartilha com a escola da missão de transmitir cultura e socialização. Os museus infantis são uma derivação dos museus de ciências e tecnologia, porém com um universo de descobertas lúdicas, onde a criança aprende em um espaço que ela possa interagir e desenvolver as suas habilidades e os seus sentidos. (BREIER). Apresentamos dois museus infantis localizados no Estado do Ceará, são eles: Na capital, o Museu Boneca de Pano e no Interior, o Museu BRINQUEDIM.  


Museu Boneca de Pano (MBP)


O Museu Boneca de Pano (MBP) está localizado no bairro Planalto Pici, em Fortaleza. O museu é um espaço de promoção difusão e preservação da cultura popular de tradição com foco no universo da boneca de pano. É uma experiência inédita, pois oferece uma exposição permanente de bonecas confeccionadas artesanalmente.

Saiba mais sobre o MBP através do blog http://museudabonecadepano.blogspot.com.br/  


Museu BRINQUEDIM Um Lugar Onde a Arte, a Brincadeira e a Natureza se Encontram.



O Museu Brinquedim alberga o acervo de 5oo peças que o artista plástico Dim colocou a disposição da sociedade: são brinquedos, esculturas e telas, de pequenas e grandes dimensões, criadas ao longo de 40 anos. A sede do museu, situada no município de Pindoretama, Ceará, é uma casa típica da região, edificada em 1970, em um espaço de 372m2 rodeado por uma ampla área externa de circulação e uma pequena reserva de vegetação nativa de 14.000m2.

Com um programa dedicado a documentação e preservação das obras de seu acervo, e a pesquisa em torno das artes plásticas, dos brinquedos e brincadeiras populares do Brasil, o Museu Brinquedim atua como agente fomentador da compreensão do valor da herança cultural e artística da sociedade para a presente geração, e de preservador dessa herança para a futura geração.


Visite o museu com o seu filho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário