quarta-feira, 30 de outubro de 2013

A ausência e/ou falta de bibliotecários nas bibliotecas escolares

Navegando pela Internet encontrei esse post. E percebi que essa questão da ausência e/ou falta de bibliotecários nas bibliotecas escolares não é só um problema no aqui no nosso país. 

Vejamos a matéria " Save the School Librarians"  de  Alison Glass.
Alison is a grad student in library and information science at the iSchool.  

cartão-postal cor -front -i -love- my- librarianWell

"Nos últimos anos nos EUA, os bibliotecários estão desaparecendo discretamente das escolas públicas. Embora as questões com os professores tenham um lugar de destaque no noticiário, não ouvi muitas vezes sobre o que acontece nas bibliotecas escolares. "

"foram cortados cargos de bibliotecário nas escolas em todo o país."

"(...) podemos fazer com que nossa voz seja ouvida. Atualmente, existe uma petição online pedindo para o governo de Obama decretar que todos os bibliotecários de escolas públicas trabalhem em tempo integral." 


No Brasil, temos a  Lei da Biblioteca Escolar - Lei 12244/10 | Lei nº 12.244 de 24 de maio de 2010. Mas infelizmente a mesma não discorre sobre a presença do bibliotecário atuando nas bibliotecas das instituições públicas e particulares de ensino . 

Art. 1o As instituições de ensino públicas e privadas de todos os sistemas de ensino do País contarão com bibliotecas, nos termos desta Lei.

Já ouvi isso antes, e concordo. " A Lei não muda os paradigmas. As pessoas mudam os paradigmas"

ALGUÉM SABE INFORMAR A QUE PONTO ESTÁ ESSA QUESTÃO? Por meio da PLC 28/2010, a inserção de dois artigos (27-A e 27-B) na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – 9.394/1996) exclui as bibliotecas das instituições de ensino privadas e torna possível a contratação de um mesmo bibliotecário para atuar em vários estabelecimentos, sendo omissa quanto ao número de bibliotecas distribuídas a cada profissional. Além disso, fere constitucionalmente o direito à informação da população quando não abre a discussão aos próprios bibliotecários, principais interessados e que têm conhecimento técnico e especializado sobre o tema. http://crbcentrooeste.wordpress.com/2012/09/12/bibliotecarios-contra-a-plc-282012-afronta-ao-direito-a-informacao-e-a-constituicao-federal/


e aí? como ficou ou anda a seguinte petição???? Abaixo-assinado Contra aprovação do PLC n. 28/2012. A Profissão de Bibliotecário e Biblioteca Escolar Ameaçados.http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N28358

Nenhum comentário:

Postar um comentário