quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Bibliotecário do IFCE é o único no Brasil a ter selecionado trabalho para apresentação oral em Seminário Internacional sobre gênero e sexualidade.

EMPODERAMENTO ATRAVÉS DA IMAGEM: FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES COM FOCO NA EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE SEXUAL

RESUMO
Problematiza o espaço da biblioteca no contexto da pós-modernidade, podendo ser um agente de diálogo e debate ao entrar na discussão da educação para a diversidade sexual, em contraponto à visão de espaço organizado de encarceramento e vigilância da normatividade. Apresenta como objetivo uma proposta de que as bibliotecas podem ajudar no processo educativo da sociedade, oferecendo através de uma Política de Desenvolvimento de Coleções, acesso a um acervo que contemple as questões de gênero. Recorre à pesquisa bibliográfica, utiliza a metodologia da crítica ao binarismo ocidental, sob a ótica da teoria queer. Utiliza a metodologia dividida em dois pólos: fazer (através da Formação e Desenvolvimento de Coleções) e desfazer (Análise fílmica) quando argumenta o papel de empoderamento que o uso de uma coleção de filmes, com foco para a diversidade sexual, pode estimular na comunidade que utiliza o acervo da biblioteca, fortalecendo o senso crítico, a crença em si e a autoestima. Sugere que a Biblioteca poderia ser o espaço para estimular o debate sobre a temática de gênero na educação e auxiliar professores a levá-lo para a sala de aula.

Palavras-chave: Educação; Diversidade sexual; Gênero; Teoria queer; Biblioteca escolar. 

Seminário Internacional Desfazendo Gênero: subjetividade, cidadania e transfeminismo. Natal: Núcleo Interdisciplinar Tirésias - UFRN, 2013.



Gláucio Barreto de Lima
Vinculado ao Grupo de Pesquisa Ciência da Informação, Propriedade Intelectual e Representação do Conhecimento

CV: http://lattes.cnpq.br/5709814144599127

Nenhum comentário:

Postar um comentário