EMPODERAMENTO ATRAVÉS DA IMAGEM:
FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COLEÇÕES COM FOCO NA EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE
SEXUAL
RESUMO
Problematiza o espaço da biblioteca no contexto da pós-modernidade,
podendo ser um agente de diálogo e debate ao entrar na discussão da educação
para a diversidade sexual, em contraponto à visão de espaço organizado de
encarceramento e vigilância da normatividade. Apresenta como objetivo uma
proposta de que as bibliotecas podem ajudar no processo educativo da sociedade,
oferecendo através de uma Política de Desenvolvimento de Coleções, acesso a um
acervo que contemple as questões de gênero. Recorre à pesquisa bibliográfica,
utiliza a metodologia da crítica ao binarismo ocidental, sob a ótica da teoria queer. Utiliza a metodologia dividida em
dois pólos: fazer (através da
Formação e Desenvolvimento de Coleções) e desfazer
(Análise fílmica) quando argumenta o papel de empoderamento que o uso de uma
coleção de filmes, com foco para a diversidade sexual, pode estimular na
comunidade que utiliza o acervo da biblioteca, fortalecendo o senso crítico, a
crença em si e a autoestima. Sugere que a Biblioteca poderia ser o espaço para
estimular o debate sobre a temática de gênero na educação e auxiliar
professores a levá-lo para a sala de aula.
Seminário Internacional Desfazendo Gênero: subjetividade, cidadania e transfeminismo. Natal: Núcleo Interdisciplinar Tirésias - UFRN, 2013.
Gláucio Barreto de Lima
Vinculado ao Grupo de Pesquisa Ciência da Informação, Propriedade Intelectual e Representação do Conhecimento
CV: http://lattes.cnpq.br/5709814144599127
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