terça-feira, 30 de julho de 2013

UFC é a 4ª federal e 8ª do País em publicações da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações

A Universidade Federal do Ceará é a 8ª instituição de ensino superior do País em número de publicações científicas registradas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), um dos mais importantes repositórios virtuais de pesquisa do mundo, vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Com 1.078 teses e 4.396 dissertações publicadas na Biblioteca, esta é a primeira vez em que a UFC ultrapassa instituições como a Universidade de Brasília (UnB). O desempenho também coloca a UFC como a segunda mais produtiva do Nordeste, atrás apenas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Entre as instituições federais, a UFC está em 4º lugar nesse ranking.
A BDTD, responsável por capturar, distribuir e preservar a produção intelectual científica e tecnológica, é coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), que registra a produção de 97 instituições de ensino superior, com coleta diária de informações. Todas as publicações estão disponíveis para consulta da sociedade através da BDTD. Por sua forte influência, o Brasil é a quinta maior nação em número de repositórios digitais, à frente de potências econômicas como Japão, França, Itália e Austrália.
Para ter acesso ao ranking da BDTD, acesse o site dos indicadores. A consulta às dissertações e teses publicadas também pode ser feita na página da Biblioteca.
Fonte: Biblioteca Universitária da UFC – fone: 85 3366 9507

Nenhum comentário:

Postar um comentário