quarta-feira, 3 de julho de 2013

SBSC e IHC 2013

O SBSC é o mais importante fórum nacional de debates para pesquisadores e profissionais da área de Sistemas Colaborativos, no qual são discutidos temas recentes de pesquisa e reunidos importantes pesquisadores do cenário nacional e internacional. O evento é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação e está em sua 10ª edição, a qual terá uma programação especial de reflexões sobre esses 10 anos.
O Simpósio de Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC) é o principal evento científico da área de Interação Humano-Computador no Brasil. O IHC permite a troca de ideias e informações sobre estudos e pesquisas que visam contribuir com a interação entre usuários e sistemas computacionais. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), através da Comissão Especial de Interação Humano-Computador (CEIHC).
O site do SBSC e IHC 2013 pode ser acessado em http://sbscihc2013.icomp.ufam.edu.br/


PALESTRAS


O primeiro palestrante internacional confirmado para o SBSC e IHC 2013 foi Bill Buxton, pesquisador da Microsoft Research. Bill Buxton é um cientista com sede em Toronto, desenhista, escritor e conferencista, que trabalha há mais de 30 anos com fatores humanos na tecnologia, especialmente com aplicações criativas, como música, cinema e design industrial. Em 2010, a BusinessWeek nomeou Bill entre os mais influentes designers do mundo.



A segunda palestra internacional confirmada é com uma mulher. Trata-se de Mary Beth Rosson, pesquisadora, professora e reitora adjunta de Graduação do College of Information Sciences and Technology da Pennsylvania State University. Foi pesquisadora por 11 anos do IBM T. J. Watson Research Center. É autora do livro Usability Engineering: Scenario-Based Development of Human-Computer Interaction (Morgan Kaufmann, 2002), de diversos artigos, capítulos de livros e tutoriais profissionais. Rosson é membro da CHI Academy e é ACM Distinguished Scientist. 

Para mais informações sobre os palestrantes já confirmados:http://shine.icomp.ufam.edu.br/sbsc_ihc2013/palestrantes/



MINICURSOS

Foram publicados os minicursos do SBSC e IHC 2013. Os minicursos ocorrerão em conjunto, sendo os seguintes:

- Uma Introdução à Engenharia Semiótica:Conceitos e Métodos (Clarisse de Souza, Carla Leitão e Milene Silveira)

- Avaliação da Acessibilidade de Websites por Usuários com Deficiência (André Freire, Silvana Lara e Renata Fortes)

- Desenvolvimento de Ambientes Virtuais Interativos usando Java e Kinect (Almerindo N Rehem Neto, Celso A S Santos e Lucas A de Carvalho)

Em breve, mais notícias :)

Para maiores informações: http://shine.icomp.ufam.edu.br/sbsc_ihc2013/minicursos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário