segunda-feira, 29 de julho de 2013

Erebd Fortaleza - 2014


HORA DE PRODUZIR!


ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: TECNOLOGIAS SOCIAIS, INOVAÇÃO E CULTURA.


GT 1- ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES DA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Biblioteconomia e Ciência da Informação: interdisciplinaridade, interfaces e diálogos epistemológicos. Formação acadêmica. Perspectiva em Ciência da Informação. Determinação do campo científico da Ciência da Informação. A compreensão das características identitárias da Ciência da Informação. Teorias contemporâneas da Ciência da Informação. Teorias, conceitos e metodologias da interdisciplinaridade na Ciência da Informação. Evolução histórica/conceitual da Ciência da Informação. Filosofia e Política da Informação. Ética e Política da Informação. Repercussões na organização econômica, social e política da sociedade da informação. Tradição e Contemporaneidade na Biblioteconomia e Ciência da Informação.

GT 2 – MERCADO DE TRABALHO, EMPREENDEDORISMO E AÇÕES DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO CONTEMPORÂNEO. 
Mercado de Trabalho. Empreendedorismo. Políticas Públicas. Gestão Sustentável da Informação. O Futuro profissional e legislações. Liderança e gestão de unidades de informação. Competência e liderança do profissional da informação. Perfil do profissional da informação. Qualificações do Profissional da Informação. Construindo nichos mercadológicos para o profissional da informação. Acesso e contribuição das mulheres no setor de Ciência e Tecnologia no Brasil. Exigências do Mercado de trabalho para o profissional da informação. Iniciativas de desenvolvimento de atividades de empresas júniors. Profissional da informação: novas perspectivas de atuação no mercado. 

GT3 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO, TECNOLOGIAS SOCIAIS E INCLUSÃO.
Tecnologias, Interatividade e Mídias Sociais. Sustentabilidade, da informação sustentável à sustentabilidade da informação. Ética social. Novas Mídias e gestão informacional. Linguagens Digitais e Informação. Mídias Sociais e Tecnologias. Acessibilidade. Responsabilidade Cultural. Ecossistemas informacionais e tecnologias. Inclusão digital em Unidades de Informação: políticas e ações. Acesso e uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação de modo sustentável. Abordagem interdisciplinar das transformações contemporâneas na produção material e imaterial do profissional da informação. O Papel Social das Tecnologias de Informação. Políticas de Inclusão Social e Tecnológica. Inclusão e Uso de Tecnologias Digitais. Fomentos e ações de acessibilidade para unidades de informação. Gerenciamento de bases de dados

GT 4 - CULTURA E AÇÕES CULTURAIS
Culturas e Hibridismos Culturais. Ação Cultural em Unidades de Informação. Políticas Culturais de Informação. Cultura e Processos Info-comunicacionais. Mediação da Informação. Marketing Cultural em Unidades de Informação. Cultura e ciberespaço. Estudo de comunidades e usuários. Diversidade Cultural na sociedade da Informação. O uso social da informação em pontos culturais. Políticas culturais. Mediações Socioculturais da informação. Abordagem Cultural das TIC’s. Centros Culturais como disseminadores de informação. 

GT 5 - REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO 
Conceito e evolução histórica da representação da informação. Representação da informação e do conhecimento no âmbito da Ciência da Informação. Organização do Conhecimento. Tecnologias de Representação da Informação. Linguagens de Representação da Informação. Instrumentos e metodologias de representação da informação. Linguagens Documentárias. Arquitetura da informação. Vocabulários Controlados. Tesauros. Representação Temática da Informação (Evolução – Tipologias – perspectivas metodológicas – Políticas). Representação Descritiva da Informação (Evolução – Tipologias – perspectivas metodológicas - Políticas). Sistemas contemporâneos de Recuperação da Informação. Uso de ferramentas tecnológicas na representação da informação. Padrões de Classificação/Indexação.


Maiores informações acesse http://www.erebdfortaleza2014.ufc.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário