quarta-feira, 3 de julho de 2013

CUBA: uma breve e sucinta visão bibliotecária

Um Modelo Diferente – Atenção Médica em Cuba - por Edward W. Campion, M.D., and Stephen Morrissey, Ph.D.

"Os dados médicos em fichas de papel são simples e escritos à mão, parecidos com os que eram usados nos Estados Unidos 50 anos atrás. Mas o sistema é surpreendentemente rico em informação e focado na saúde da população."

Médicos dos EUA avaliam sistema de saúde de Cuba
Leia a matéria AQUI


Compartilhando o depoimento da amiga Marielle de Moraes ( via facebook)

CUBA: uma breve e sucinta visão bibliotecária

" Estive lá ano passado e fiquei encantada com o nível educacional deles. Outra coisa são as escolas. Fui a uma escola primária e quando cheguei lá, pasme, as crianças estavam tendo aulas de BIBLIOTECA com uma BIBLIOTECÁRIA. Com medo de ela ser formada apenas para ser professora, eu a perguntei qual a formação dela e ela prontamente respondeu: "Bibliotecología, yo soy bibliotecária". Depois dessa me apaixonei mais ainda por aquele país.  

E mais... 

o embargo que os EUA fazem contra Cuba e com a atual crise mundial, eles também foram atingidos. Uma colega do congresso que participei lá me falou: "Mari, há dois anos eu vim a este congresso e não havia visto um pedinte nas ruas de Cuba, neste ano eu vi". Agora, tem uma coisa, muitas vezes é uma tentativa deles se aproveitarem dos turistas, uma vez que o governo cubano GARANTE para a sua população 3 refeições diárias, por meio de um cartão onde eles podem comprar em qualquer loja (qualquer semelhança não é mera coincidência). E essa foi uma promessa de Fidel e de Camilo na revolução cubana, ou seja, nenhum cubano, daqui pra frente, passará mais fome! Lindo não? Se não fossem os EUA, aquele país seria um modelo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário