quarta-feira, 5 de junho de 2013

Seminário debate a abordagem crítica e empírica da cultura digital

As possibilidades de cruzamento entre a teoria crítica e a pesquisa empírica no estudo da cultura digital serão tratadas no seminário teoria crítica, cultura digital, cinema eXpandido, que o IEA realiza no dia 7 de junho, às 15 horas, na Sala de Eventos do Instituto.
Coordenado por Massimo Canevacci, professor visitante do IEA, o evento enfocará as inovações teórico-metodológicas que surgem desse cruzamento tendo o cinema como eixo de discussão. Os expositores serão Marilia Mello Pisani, professora do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC (UFABC), e Pedro Paulo Rocha, cineasta e um dos fundadores do coletivo Rede Tranzmidias.
Pisani fará a exposição Cinema e Cultura Digital: Considerações sobre a Pesquisa Empírica em Teoria Crítica. Partindo das ideias dos filósofos Adorno, Benjamin, Kracauer e Marcuse (todos integrantes da Escola de Frankfurt) sobre o cinema, a professora vai apresentar uma proposta de combinação entre pesquisa empírica e teoria crítica para investigar a subjetividade, a arte e a política no contexto da cultura digital.
Rocha, por sua vez, vai falar sobre Tranzcinemas e poéticas de fluxos. Além de exibir trabalhos de sua autoria sobre o tema, o cineasta vai problematizar os novos territórios da arte e os novos modos de subjetivação que emergem nos ambientes de rede. O objetivo é promover uma reflexão sobre a teoria crítica na era digital a partir do debate sobre o cinema e sobre performances artísticas contemporâneas.
Participantes

Pisani é professora de filosofia no Centro de Ciências Naturais e Humanidades da UFABC. Mestre e doutora em filosofia e metodologia das ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a pesquisadora se dedica ao estudo da obra de Hebert Marcuse (1989-1979), da teoria crítica da sociedade, da filosofia da técnica e da tecnologia, da filosofia da psicanálise e do ensino da filosofia.

Rocha é cineasta, artista multimídia e pesquisador de transmídias e arte colaborativa. Seus trabalhos incluem vídeos-arte, instalações, arte sonora, montagem e design sonoro de filmes. Já criou e participou de diversos coletivos artísticos, entre eles a Rede Tranzmidias, que reúne artistas de formações diversas com o objetivo de explorar as possibilidades de comunicação transmidiática por meio de projetos de arte e cultura.
Canevacci é professor de antropologia cultural e de arte e culturas digitais da Università Degli Studi di Roma "La Sapienza", Itália. Seus estudos concentram-se em etnografia, comunicação visual, arte e cultura digital. A pesquisa que vem desenvolvendo no IEA, situada entre essas temáticas, integra quatro grandes marcos conceituais: a autorrepresentação; a ubiquidade; o fetichismo visual; e a teoria crítica e experimental.
teoria crítica, cultura digital, cinema eXpandido 
Tipo: seminário gratuito, aberto ao público e sem necessidade de inscrição
Realização: Grupo de Pesquisa Política Ambiental
Data: 7 de junho, às 15 horasLocal: Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São PauloTransmissão: em www.iea.usp.br/aovivo
Informações: com Sandra Sedini (
sedini@usp.br), tel. (11) 3091-1678

Fonte: Boletim IEA / IEA Newsletter - 190 - 4 de junho de 2013 / June 4, 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário