quinta-feira, 20 de junho de 2013

Computador chinês ganha posto de máquina mais rápida do mundo

Tianhe-2 quase dobra resultado em relação ao último campeão, o Titan, dos Estados Unidos

Reprodução
supercomputador Tianhe-2
O computador mais potente do mundo é chinês. O Tianhe-2 humilhou o Titan, dos Estados Unidos, até então considerado a máquina mais veloz do planeta, ao atingir a marca de 33,68 petaflops (33,68 quatrilhões de cálculos por segundo), 74% mais rápido do que o antigo campeão.

O Tianhe-2 tem 16 mil nós de processamento. Cada um deles tem 2 processadores e 3 coprocessadores. Ao todo ele utiliza 32 mil chips Intel Ivy Bridge Xeon, aliado a mais 48 mil coprocessadores Xeon Phi, totalizando 3,12 milhões de núcleos. Além disso, ele conta com 12,4 petabytes (12.400 terabytes) de armazenamento e 1,4 petabytes de memória. O sistema roda o Kylin Linux, uma distribuição do Linux desenvolvida na China.

Os dados foram publicados pelo criador da medição, Jack Dongarra, professor da Univesidade do Tennessee, nos EUA, e confirmados pelo Top500

Apesar de mais potente, ele é um pouco menos eficiente em relação ao consumo de energia que o Titan, realizando 1,935 gigaflops por watt, enquanto o rival americano faz 2,143 gigaflops por watt.

Ele deverá chegar ao Centro Nacional de Supercomputadores em Guangzhou antes do fim do ano, mas, por enquanto, está sendo testado na Universidade Nacional de Tecnologia de Defesa da China. Quando operacional, "ele deverá prover uma plataforma aberta para pesquisa e educação e fornecer serviços de computação de alto desemepenho para a parte sul da China", afirma Dongarra.

Fonte: Inovação Tecnológica.
Disponível em: <http://olhardigital.uol.com.br/produtos/digital_news/noticias/computador-chines-ganha-posto-de-maquina-mais-rapida-do-mundo>
Acesso em: 19 jun. 2013.- 

Nenhum comentário:

Postar um comentário