quinta-feira, 9 de maio de 2013

VIDANÇA ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSOS GRATUITOS DE DANÇA, MÚSICA, CORTE E COSTURA, ARTES MANUAIS, NOVAS MÍDIAS E CAPOEIRA

A Associação Vidança está com inscrições abertas para cursos gratuitos de dança (balé clássico, danças dramáticas e dança contemporânea), percussão, corte e costura, artes manuais, novas mídias e capoeira direcionados a estudantes de escolas públicas. Podem se inscrever crianças a partir dos sete anos, com exceção do curso de corte e costura, que é voltado para adolescentes a partir de 14 anos. Para as aulas de dança são 80 vagas e, para os demais cursos, a associação dispõe de 30 vagas. As inscrições prosseguem até o preenchimento total das vagas.
As inscrições podem ser feitas de 8h às 12h e de 14h às 18h na sede da ONG, que fica na Av L, 402, na esquina com a Rua Dr. Quixadá Felício, no bairro Vila Velha. Os documentos necessários são: xerox da certidão de nascimento ou do RG e do CPF, xerox do RG e do CPF do responsável (para menores de idade), 2 fotos 3X4, xerox do comprovante de residência e declaração escolar comprovando que está matriculado na rede pública de ensino. Vale ressaltar que a Vidança recebe inscrições permanentemente, pois à medida que surgem novas vagas essas são disponibilizadas ao público de imediato, buscando o máximo aproveitamento dos seus cursos e ações junto à comunidade.
Com 32 anos de atuação na formação de arte desde a infância, com enfoque na dança e na música, a Vidança atende hoje mais de 150 alunos em aulas de dança, música e arte. A associação desenvolve ainda ações complementares nas áreas de literatura e novas mídias, expandindo o conhecimento e as experiências dos seus alunos, ao mesmo tempo em que promove a convivência entre eles.
Um dos projetos em andamento é o Vidança + Leitura, que em 2013 conta com o apoio financeiro do Criança Esperança, programa da Unesco - Órgão das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – em parceria com a Rede Globo. Com esse recurso, a associação investiu na melhoria da sua biblioteca, que hoje atende não só seus alunos, mas a comunidade e também escolas. Essas podem agendar visitação de grupos com até 20 pessoas, além de emprestar livros e ter acesso a outros materiais de pesquisa. Para propagar o incentivo à leitura, a Vidança realiza cortejos e apresentações para contação de histórias nas ruas do bairro Vila Velha e adjacências.
Já o Vidança Novas Mídias trabalha as linguagens de fotografia e vídeo com foco na inclusão digital. O projetonasceu da necessidade de contar a história do grupo a partir dos seus integrantes, considerando a comunicação, o acúmulo de conhecimento e sua propagação na rede. 
“Com um rico acervo acumulado ao longo dos 32 anos de existência, a Vidança, enquanto Escola de Artes e Ofícios, também se propõe a viabilizar para os alunos atividades lúdico-educacionais baseadas em seu modo de fazer arte e cultura”, explica a professora, bailarina, coreógrafa e presidente da Vidança, Anália Timbó. Modo esse enraizado em suas origens, onde a cultura do seu povo é protagonista nas ações que diariamente são reinventadas com criatividade.  No uso das mídias digitais e redes sociais, os alunos recriam seus fazeres manuais. 
Dentro dessa proposta, as crianças e adolescentes têm aulas teóricas e práticas, quando vão ao mangue para buscar, através dos meios e das mediações, novos olhares e formas de ver suas vidas e lugares. Apropriando-se de novas linguagens novas, eles modificam seus olhares sobre temas escolhidos de suas histórias pessoais e coletivas.
Por meio desta aprendizagem, os alunos também vão ensaiando compreender o processo de comunicação da instituição. “É importante para nós que os participantes da formação em dança e suas ramificações artísticas de variada natureza possam se apropriar do funcionamento das variadas atividades coletivas, vendo como se relaciona a informação midiática com a prática vivida por nós”, reforça Anália Timbó.
Sobre a Vidança
A Associação Vidança surgiu em 1981, através do trabalho de sua presidente Anália Timbó, professora, bailarina e coreógrafa. Com formação na Escola de Dança Clássica e Neo-Clássica do SESI, voltada para as classes menos favorecidas. Em 1979, ela assumiuo trabalho com crianças e adolescentes filhos de operários, no bairro Vila Velha, na Barra do Ceará.
Portanto, são 32 anos de existência do projeto que busca, através de novas parcerias, cumprir sua meta de formar profissionais desde a infância, proporcionando uma formação em arte, cujo núcleo é a dança e a música. Dentre os núcleos da Cia. Vidança estão: a Escola de Artese Ofícios Vidançaque desenvolve a formação em dança, baléclássico, dança contemporânea, danças dramáticas e folclóricas, dança criativa, alongamento, consciência corporal, criações viso-manuais, percussão com o grupo Tambatuque, os projetos Vidança Mais Leitura, Novas Mídias e Retalhos da Vida - que promove encontros e propicia a troca de saberes entre as gerações como forma de envolver e fortalecer os vínculos familiares.
Com mais de 27 espetáculos montados e apresentados, a Vidança já se apresentou pelo interior do Ceará, em diversas capitais do Nordeste - como Piauí, Maranhão, Bahia, Rio Grande do Norte e Paraíba - com o espetáculo “Catu Macã: Guerra Bonita”, em 2009/2010. No Rio de Janeiro, participou do Criança Esperança, da Rede Globo, abrindo o Fantástico em 2008 com o espetáculo Brincar de Ser. Para Nova Iorque (EUA) levou o espetáculo “Terreiros de Sol e Lua” em 2007, á convite da Brazil Foundation.
Além disso, participou de quatro filmes, com destaque para Rânia, de Roberta Marques, e Homens com Cheiro de Flor, de Joe Pimentel. Para 2013, teve projetos aprovados pela Fundação Nacional das Artes (Funarte) e pela campanha Criança Esperança, promovida pela Unesco, órgão das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, em parceria com a Rede Globo.
SERVIÇO
ASSOCIAÇÃO VIDANÇA - INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSOS GRATUITOS
Cursos: Dança (balé clássico, danças dramáticas e dança contemporânea), percussão, corte e costura, artes manuais, novas mídias e capoeira.
Requisitos: Crianças a partir dos 7 anos, estudantes da rede pública de ensino. Para o curso de corte e costura, a faixa etária é a partir de 14 anos.
Documentos necessários: Xerox da certidão de nascimento ou do RG e do CPF, xerox do RG e do CPF do responsável (para menores de idade), 2 fotos 3X4, xerox do comprovante de residência e declaração escolar comprovando que está matriculado na rede pública de ensino.
Horário: De 8h às 12h e de 14h às 18h.
Local: Av L, 402, na esquina com a Rua Dr. Quixadá Felício, no bairro Vila Velha.
Mais informações: (85) 32627599/ (85) 99853687
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário