terça-feira, 7 de maio de 2013

Pesquisadores alemães falam sobre memórias comunicativa e cultural

Jan Assmann e Aleida Assmann, ambos professores da Universidade de Konstanz, Alemanha, são os expositores do seminário internacional Memória Comunicativa e Cultural, que se realiza no  dia 15 de maio, às 19 horas, na Sala de Eventos do IEA. Os dois falarão sobre a teoria da memória que desenvolveram juntos a partir da obra do sociólogo francês Maurice Halbwachs  (1877-1945) sobre a memória coletiva. O evento será em inglês, com tradução simultânea, e transmissão ao vivo pela web.
Ao longo de seus estudos, Jan e Aleida fazem uma distinção entre dois tipos de memória: a comunicativa, relacionada às lembranças transmitidas de uma geração a outra de maneira informal e cotidiana, geralmente através da oralidade; e a memória cultural, referente a lembranças coletivas do passado, de caráter simbólico, que se perpetuam em textos, imagens, ritos, monumentos e outros suportes mnemônicos.
Os principais aspectos da teoria elaborada por eles estão sintetizado no projeto de pesquisa "O Passado no Presente: Dimensões e Dinâmicas da Memória Cultural", ao qual vêm se dedicando desde 2011.
O seminário conta com o apoio do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP. As conferências serão em inglês, com tradução simultânea. Os interessados em participar devem fazer inscrição com Leila Costa pelo e-mail leila.costa@usp.br.
Conferencistas
Aleida Assmann é professora de língua inglesa e literatura comparada na Universidade de Konstanz. É doutora em literatura inglesa pela Universidade de Heidelberg e em egiptologia pela Universidade de Tübingen. Publicou trabalhos na área de egiptologia, literatura inglesa e história da comunicação literária, mas desde a década de 60 vem se dedicando à teoria da memória. Seus estudos concentram-se na memória cultural, com interesse particular pelas tensões entre as experiências individuais e as lembranças oficiais da história da Alemanha no período pós-Segunda Guerra Mundial.
Jan Assmann é professor honorário de teoria cultural e religiosa na Universidade de Konstanz, onde leciona atualmente, e professor emérito da Universidade de Heidelberg, onde atuou até 2003. Doutor honoris causa em teologia pela Universidade de Münster, suas publicações abrangem a área da egiptologia, com foco em interpretações sobre as origens do monoteísmo, a recepção do Egito na tradição europeia, história da religião, antropologia histórica e outros temas. Nos últimos anos, tem se voltado para a dimensão da memória cultural numa escala temporal longínqua, que remonta a mais de 3 mil anos. A partir disso, busca entender o papel da memória nas disputas entre israelenses e palestinos no Oriente Médio e entre protestantes e católicos na Irlanda do Norte.

SEMINÁRIO INTERNACIONAL MEMÓRIAS COMUNICATIVA E CULTURAL
Tipo: 
aberto ao público, mediante inscrição prévia
Data: 15 de maio, às 19 horas
Local: Sala de Eventos do IEA, Rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Informações e inscrições: Leila Costa (leila.costa@usp.br), tel. (11) 3091-1681


Fonte: Informe Extra do IEA-USP - nº 6, 7 de maio de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário