A
neuroeducação é uma área de estudo que trabalha com a interação entre a
ciência cognitiva, a neurociência e a educação. Desde 2004, a sociedade
internacional, que é chamada de International Mind, Brain, and
Education Society (Imbes), tenta entender melhor como essas grandes
áreas podem contribuir para melhorar a educação. O que muitos acreditam
ser apenas a neurociência ajudando a educação é na verdade um trabalho
conjunto, multidisciplinar, que visa promover um melhor desenvolvimento
dos recursos educacionais, tanto no que diz respeito aos processos do
desenvolvimento normal quanto daqueles relacionados às falhas do
desenvolvimento, problemas ou patologias. Aí se incluem também quadros
patológicos que afetam o ensino-aprendizagem e a própria relação
aluno-ambiente, como autismo, distúrbios de aprendizagem. O interesse
maior da neuroeducação é proporcionar um melhor entendimento dos
processos de ensino e de aprendizagem. Conhecendo esses processos, é
possível promover sua melhora e facilitar não
só o processo de
aprendizagem para os alunos, mas também o processo de ensino para os
docentes. É uma coisa que não deve ficar restrita à comunidade
acadêmica.
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Por dentro do cérebro
por Tory Oliveira
Responsável por curso de Neuroeducação defende
interação entre neurociência, ciências cognitivas e educação para
melhorar o aprendizado.
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