sexta-feira, 17 de maio de 2013

Livros sobre movimentos sociais serão lançados hoje no MAUC


Serão lançados hoje (17), às 18h, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC), cinco livros sobre história e movimentos sociais: O demolidor, de Adelaide Gonçalves, Allyson Bruno e Victor Pereira, editado pela Imprensa Universitária; Negras tormentas: o federalismo e o internacionalismo na Comuna de Paris, do historiador Alexandre Samis; e três novos títulos da editora Imaginário: O anarquismo e os sindicatos operários, de Fernand Pelloutier, Marxismo e ditaduraIndividualismo e anarquismo, organizados, editados e traduzidos por Plínio Augusto Coêlho.

Os livros falam de experiências históricas revolucionárias como a Comuna de Paris (1871) e a Federação de Bolsas de Trabalho da França (1895), além de análises de conceitos teóricos do marxismo e do anarquismo. O demolidor apresenta uma edição com fac-símile de cinco números do jornal homônimo editado em Fortaleza no ano de 1908, que trazia as novas ideias socialistas e libertárias disseminadas na cidade naquele período.


Na ocasião, haverá uma conversa com Adelaide Gonçalves, Allyson Bruno, Victor Pereira e Alexandre Samis, autores de O demolidor e Negras tormentas. O evento é  aberto ao público.

Outra sessão de lançamento dos cinco títulos está prevista para sábado (18), às 10h, na sede do Plebeu Gabinete de Leitura, na Casa do Jornalista – no prédio da Associação Cearense de Imprensa - ACI. (Rua Floriano Peixoto, 735, 3º andar, Centro).

SERVIÇO
Lançamentos de livros sobre movimentos sociais
17 de maio e 2013, às 18h
Local: Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará - MAUC ( Avenida da Universidade, 2854, Benfica)
Mais informações:3366 7739
Entrada Franca




Nenhum comentário:

Postar um comentário