quinta-feira, 9 de maio de 2013

Livro "Faces do Futebol-Arte no Brasil: da sedução malandra à imaginação tática" de Diego Frank Marques Cavalcante

Laboratório de Estudos da Oralidade e a Editora Expressão Gráfica - lançamento da Coleção Ceará Cadinho

Coleção Ceará Cadinho
Prêmio Literário Manoel Coelho Raposo para Autor Cearense
Secretaria da Cultura do Estado do Ceará
Editora Expressão Gráfica



A Coleção Ceará Cadinho reúne trabalhos acadêmicos (dissertações de mestrado e teses de doutorado) de sociólogos e antropólogos locais que tomaram as manifestações culturais cearenses como temática comum e objeto de investigação científica. A cantoria, o artesanato em barro, as representações do sertão nordestino no cinema brasileiro, o futebol e suas torcidas de mesas de bares locais e os bailes fortalezenses de dança de salão compõem, assim, um mosaico nesse panorama de experiências e práticas culturais, indicando um Ceará diverso, cadinho de inventividades. Um cadinho, vale lembrar, é um recipiente utilizado em laboratórios para misturar substâncias químicas. Nos anos 30, época em que as teorias eugênicas predominavam no Brasil, falava-se de um “Brasil Cadinho” para fazer referência à mistura de raças que caracterizava o país. A referência, contudo, não era de todo positiva, pois a miscigenação era considerada um embuste para o desenvolvimento local. Aqui, tomamos de empréstimo a imagem do cadinho, destacando agora a sua positividade, localizando-a e expandindo-a. Daí nossa coleção chamar-se Ceará Cadinho, sinalizando não para a negatividade da mistura, mas para a celebração da pluralidade de cores, ritmos, artesanias, cantorias e imagens: tradições que compõem um Ceará diverso e em movimento. Ao todo são sete trabalhos, todos defendidos no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará e selecionados pela equipe do Laboratório de Estudos da Oralidade. A possibilidade de reunião desse material só foi possível graças à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará que, no início de 2010, tornou público o Edital do I Prêmio Literário para Autor(a) Cearense, destinado à publicação de obras inéditas em romances, poesia, contos, quadrinhos, temas culturais e científicos. O edital enfatizava tratar-se de uma das maiores premiações para a literatura na história do Ceará e suas 14 categorias levavam, cada uma, o nome de um escritor ou personalidade cearense. Dentre elas, a categoria “Selo Editorial” fora batizada com o nome do legendário socialista Manoel Coelho Raposo, o “artesão da palavra” e “poeta da liberdade” que via nos livros sua “janela para o mundo”. 

DESTAQUE PARA O AUTOR Diego Frank Marques Cavalcante

Diego Marques é comunicólogo, mestre em sociologia (UFC) e atualmente é vinculado ao programa de doutorado em ciências da comunicação pela Universidade de São Paulo (USP).Vem se dedicando a pesquisa da experiência futebolística no Brasil a partir de prismas sociológicos, antropológicos, filosofia da diferença, comunicação e semiótica. Sua investigação se volta para a análise das diferentes dimensões da experiência futebolística (campo de futebol, arquibancada, transmissões televisivas e bares). Nestas procura compreender a lógica imanente e ao mesmo tempo as contaminações entre estas dadas dimensões em uma sociedade caracterizada pelas comunicações generalizadas.

Texto de orelha:

Quais as condições sociológicas em que se forma um dado estilo de pensamento?Como se pode descrever seu funcionamento? O que está envolvido nas metamorfoses do pensar? Estas problemáticas condensam o eixo principal deste livro que enfrenta tais questões tomando a expressão artística dos movimentos dos jogadores de futebol como material de investigação. Trata-se de compreender as transformações das lógicas do pensar futebolístico brasileiro tomando o drible como fio condutor. Acredita-se que tal experiência (o drible) revela, em sua expressividade, disposições corporais e mentais incorporadas socialmente, os saberes que atualizam relações de poder, os modos de subjetivação bem como possibilita a interpretação da caotização desta tessitura na experiência estética. Elegendo Garrincha, Pelé e Kaká como personagens conceituais e examinando seus movimentos a partir de uma semiótica do drible, o autor analisa e descreve lógicas criativas específicas de cada contexto a partir dos deslocamentos dos jogadores. Trata-se de compreender, como diz Deleuze, como se faz a linguagem gaguejar ou como se tornar estrangeiro em sua própria terra.O que está em jogo neste trabalho é, sobretudo, a potência do pensamento que subverte os códigos culturais, problematizando seus esquemas de previsibilidade.
 
Faces do Futebol-Arte no Brasil: da sedução malandra à imaginação tática, Diego Frank Cavalcante, Coleção Ceará Cadinho, Expressão Gráfica, 2011.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário