domingo, 14 de abril de 2013

O livro está sozinho

RONALDO CORREIA DE BRITO

Não escutei batuque de maracatu na Feira do Livro de Leipzig. Numa das tardes, havia música num palco próximo, mas não atrapalhava as leituras e conferências. Alguns alemães da nossa comitiva se queixaram, porém o silêncio e a ordem davam o tom da Feira. Os auditórios, numerosos e de vários tamanhos, situados em pontos estratégicos dos pavilhões, eram abertos, sem qualquer proteção acústica. As pessoas sentavam para ouvir os palestrantes e leitores, ficavam até o final ou seguiam em frente.
 
Visitei apenas o Pavilhão 4, onde ficava o stand do Brasil. Assustei-me com o gigantismo da Feira, espalhada em cinco pavilhões. Dizem que a de Frankfurt é incomparavelmente maior. Penso na trabalheira de organizar tudo isso. Acompanhei de perto a engenharia brasileira, comandada pela Fundação Biblioteca Nacional, para a homenagem de outubro, e também fiquei impressionado com o volume de eventos.
 
Questiono a presença de atrações que não sejam os livros e os escritores dentro do espaço das feiras e festas literárias. Nunca ouvi dizer que no Rock in Rio houvesse livrarias ou palestras de escritores famosos, junto com os shows musicais. Mas sempre que organizam um evento literário, anunciam projeções de filmes, concertos, shows, peças de teatro e por aí afora. Será que o livro não possui força bastante para atrair um público leitor e que precisa do reforço de artes paralelas?

As feiras de livros brasileiras são sempre muito barulhentas, um pandemônio. No Recife, é costume botar cortejo de maracatu para desfilar nos corredores do pavilhão. Vocês já escutaram os trinta batuqueiros da Nação Porto Rico, percutindo gonguês, caixas e bombos gigantes? É uma competição desleal. A voz do livro é sutil, sussurrada, com ritmo e pausas. Precisa de silêncio. Justo o que não tem nas nossas feiras. Os escritores gritam nos microfones para se fazerem ouvir, competem com os ruídos de fora e de dentro, e com as forças que tramam contra o livro. leia a matéria na integra AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário