sábado, 13 de abril de 2013

Artes plásticas Ceará: Nice e Estrigas Firmeza. Morreu no fim da tarde deste sábado, a artista plástica cearense Nice Firmeza.

Esta matéria é dedicada a NICE FIRMEZA.
 

 Fonte da imagem: O POVO Online

Morreu no fim da tarde deste sábado, 13, em Fortaleza, aos 91 anos, a artista plástica cearense Nice Firmeza.

Nice se dedicava a ensinar pintura e bordados para crianças e mulheres. Ela foi a primeira mulher a ingressar na Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), na década de 1950, como aluna do Curso Livre do Desenho e Pintura e de Iniciação à História da Arte.
A partir daí, Nice expôs em dezenas de mostras coletivas e individuais, como Salões de Abril (1951/1958, 1968/1971 e 1978) e 1ª Mostra de Inauguração do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará - MAUC (1961). Recebeu da Secretaria da Cultura do Estado (Secult) o título de Tesouro Vivo em 2007.

Amigo da família há 44 anos, o professor Gilmar de Carvalho presta homenagem à artista plástica Nice Firmeza.

"Nice Firmeza é um nome representativo das artes cearenses. Fez parte da SCAP (Sociedade Cearense de Artes Plásticas) e lá conheceu Estrigas (Nilo de Brito Firmeza) o companheiro da vida inteira.
Fez uma pintura que tinha algo de 'naïve' e um pouco de 'fauve', mas com leituras muito pessoais e uma visão de mundo que privilegiava a luz, as crianças, as cores e os movimentos.
Também deixou outras marcas, como a do bordado à mão, arte que ensinou para muita gente.
Cozinhava como poucos. Começou fazendo doces, no sítio do Mondubim, para evitar que desperdício das frutas. Depois, passou a fazer bolos. Seu pé-de-moleque é um "patrimônio" do povo cearense.
Doces, bolos e bordados deram a ela o título de 'Mestre da Cultura' da
Secretaria da Cultura do Estado.
Nice Firmeza foi a mulher delicada e determinada, que escolheu o caminho das artes. Foi companheira do Estrigas, por mais de cinquenta anos. Foi uma mulher que espalhou luz, alegria e arte, e nos deixou mais ricos e mais felizes, enquanto esteve aqui. Vai fazer muita falta."

Redação O POVO Online 



Fonte da Imagem: Fabiano Dos Santos Piuba via facebook

Nice e Estrigas Firmeza sinônimo da arte cearense! 

O casal participou ativamente do movimento artístico local e nacional.

O nome de batismo é Nilo de Brito Firmeza, conhecido por amigos e admiradores como Estrigas, um dos mestres das artes plásticas do Ceará. O primeiro apelido foi “Estriguine” – nome do artista de um circo que visitou Fortaleza -; só depois se tornou Estrigas. Nasceu no dia 19 de setembro, na Rua Barão do Rio Branco, no Centro da capital cearense. O filho do seu Hermenegildo Brito Firmeza e da dona Bárbara Brito Firmeza fez o Curso de Alfabetização no Colégio Santa Cecília e o primário, no Educandário Cearense. 

[...] 

Possui vários livros publicados, entre eles “Arte – aspectos pré-históricos no Ceará”, “Artes Plásticas no Ceará” e “Salão de Abril – história e personagens”. Também teve participação em outros livros, ao lado de vários autores. Fez ilustrações para obras literárias. Fundou em 1969, ao lado da esposa Nice, o Minimuseu Firmeza, localizado no seu sítio, em Mondubim.

O acervo conta a história das artes no Ceará através de uma série de documentos. São mais de 600 peças, entre pinturas, reproduções, esculturas, catálogos, livros, recortes de jornais, que Estrigas e Nice preservam com todo carinho de gente simples e de muito talento, como são os grandes artistas. Uma história de vida que se confunde com a arte.



Veja outros nomes de Artistas do nosso Ceará

MONTEZUMA, Luciano; FIRMEZA, Nilo (Estrigas). Dicionário das artes plásticas do Ceará. Fortaleza: Centro Cultural Oboé, 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário