Por Ana Wanessa Bastos
Vivenciamos
a Sociedade da Informação (SI), assim denominada nos tempos
pós-Segunda Guerra Mundial devido ao fato de a informação, aliada
às novas tecnologias da informação e cominicação (TIC's),
ter
passado a ser também de natureza digital, assumindo assim grande
significado, a ponto de tornar-se capital. Neste contexto, surge uma
'nova economia' alicerçada
na
informação
e
na telemática. Diante disto, reconhece-se a importância e o valor
daS unidades de informação (bibliotecas, arquivos, centros de
documentação, museus etc).
A
tríade dados-informação-conhecimento expressa conteúdo importante
da época atual. Podemos dizer que o processo de estruturar os dados,
originar e organizar a informação e colocá-la em prática (ação)
- conhecimento. Informação e conhecimento representam fontes de capital e poder na contemporaneidade.
Nesta
perspectiva, a área da Ciência da Informação(CI) nasceu para
reunir, organizar e tornar acessível o conhecimento cultural,
científico e tecnológico produzido em todo o mundo. A CI evidencia
a importância dada às dimensões sociais, culturais e econômicas
do seu objeto de estudo, a informação. Enfoca
as disciplinas de organização da informação, gestão da
informação (GI) e gestão do conhecimento (GC). Além de outras, a
exemplo, a Interação Humano-Computador (IHC) e a arquitetura da
informação (AI).
A
informação é um recurso econômico
e estratégico e como tal pode ser gerenciada. A crescente
necessidade de gerenciar a informação, levando-se em conta também
os aspectos humanos e das TIC's,
teve como resultado um novo campo de estudos, a Gestão
da Informação.
cujos conteúdos teóricos e operacionais têm se transformado em
ferramenta imprescindível para qualquer organização que necessite
produzir, localizar, coletar, tratar, armazenar, distribuir e
estimular a geração e o uso da informação. Na
gestão
da informação,
a partir de uma visão ampla, englobam-se os PROCESSOS
informacionais, os RECURSOS informacionais e as TECNOLOGIAS de
informação.
Diante
deste contexto, autores
apontam para uma 'nova
economia',
originada a partir da associação da informação ao conhecimento,
sua conectividade e apropriação econômica. Esta economia propicia
uma significativa importância ao conhecimento
como
ativo organizacional,
condição que possibilita a atenção, em especial de universidades
e empresas. A Gestão
do Conhecimento,
em resumo, trata-se de um conjunto de estratégias para criar,
adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento afim de
melhorar o desempenho organizacional e também auxiliar na tomada de
decisão.
Contudo,
salientamos que na
atual sociedade, a sociedade da informação, o que está em pauta
não é apenas a informação como valor de mercado, como valor
agregado ao produto e/ou ao serviço, informação que se oferece ao
consumo. Mais que isto, é a oferta de informações que possam ser
significadas.
Dai a atenção em especial aos estudos sobre Gestão da informação
e do conhecimento.
Dica de LEITURA!
Nenhum comentário:
Postar um comentário