domingo, 14 de abril de 2013

A Gestão da Informação e do Conhecimento

Por Ana Wanessa Bastos
 
Vivenciamos a Sociedade da Informação (SI), assim denominada nos tempos pós-Segunda Guerra Mundial devido ao fato de a informação, aliada às novas tecnologias da informação e cominicação (TIC's), ter passado a ser também de natureza digital, assumindo assim grande significado, a ponto de tornar-se capital. Neste contexto, surge uma 'nova economia' alicerçada na informação e na telemática. Diante disto, reconhece-se a importância e o valor daS unidades de informação (bibliotecas, arquivos, centros de documentação, museus etc).

A tríade dados-informação-conhecimento expressa conteúdo importante da época atual. Podemos dizer que o processo de estruturar os dados, originar e organizar a informação e colocá-la em prática (ação) - conhecimento. Informação e conhecimento representam fontes de capital e poder na contemporaneidade.
 
Nesta perspectiva, a área da Ciência da Informação(CI) nasceu para reunir, organizar e tornar acessível o conhecimento cultural, científico e tecnológico produzido em todo o mundo. A CI evidencia a importância dada às dimensões sociais, culturais e econômicas do seu objeto de estudo, a informação. Enfoca as disciplinas de organização da informação, gestão da informação (GI) e gestão do conhecimento (GC). Além de outras, a exemplo, a Interação Humano-Computador (IHC) e a arquitetura da informação (AI). 
 
A informação é um recurso econômico e estratégico e como tal pode ser gerenciada. A crescente necessidade de gerenciar a informação, levando-se em conta também os aspectos humanos e das TIC's, teve como resultado um novo campo de estudos, a Gestão da Informação. cujos conteúdos teóricos e operacionais têm se transformado em ferramenta imprescindível para qualquer organização que necessite produzir, localizar, coletar, tratar, armazenar, distribuir e estimular a geração e o uso da informação. Na gestão da informação, a partir de uma visão ampla, englobam-se os PROCESSOS informacionais, os RECURSOS informacionais e as TECNOLOGIAS de informação.

Diante deste contexto, autores apontam para uma 'nova economia', originada a partir da associação da informação ao conhecimento, sua conectividade e apropriação econômica. Esta economia propicia uma significativa importância ao conhecimento como ativo organizacional, condição que possibilita a atenção, em especial de universidades e empresas. A Gestão do Conhecimento, em resumo, trata-se de um conjunto de estratégias para criar, adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento afim de melhorar o desempenho organizacional e também auxiliar na tomada de decisão. 
 
Contudo, salientamos que na atual sociedade, a sociedade da informação, o que está em pauta não é apenas a informação como valor de mercado, como valor agregado ao produto e/ou ao serviço, informação que se oferece ao consumo. Mais que isto, é a oferta de informações que possam ser significadas. Dai a atenção em especial aos estudos sobre Gestão da informação e do conhecimento. 

Dica de LEITURA!



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário