terça-feira, 5 de março de 2013

UFC recebe Simpósio Brasileiro de Cultivo de Orquídeas e inaugura orquidário que será aberto à visitação em abril


A Universidade Federal do Ceará sediará de 5 a 10 de março o I Simpósio Brasileiro de Cultivo de Orquídeas (Simbraorq). O evento terá como tema "Cultivo, técnicas e sustentabilidade dos pequenos aos macroempreendimentos do agronegócio com a orquideocultura". A maior parte das atividades acontecerá na Casa de José de Alencar, equipamento cultural da UFC, mas um destaque da programação – a inauguração do orquidário da UFC – será no Campus do Pici, na terça-feira (5), às 16h. O espaço do orquidário é próximo à horta do Departamento de Fitotecnia. 
O Simpósio propõe a interação entre os diversos componentes ligados ao cultivo e mercado de orquídeas. Estão previstas atividades como apresentação de trabalhos, debates, oficinas, minicursos, visitas técnicas e exposições. Participarão pesquisadores, estudantes, produtores, consumidores e os demais envolvidos e interessados em orquídeas.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 5/3: 16h – inauguração do Orquidário UFC – local: horta do Departamento de Fitotecnia, Campus do Pici (Av. Mister Hull, 2799).
Dia 6/3: 8h – recepção e inscrição dos participantes; 10h – palestra com Dr. Wagner Vendrame (Universidade da Flórida, EUA); 13h – palestras: "Mercado de orquídeas Brasil e no mundo" (Cesar Wenzel, patologista clínico); "Novos cultivares da espécie Phalaenopsi" (Sergio Yanagisawa, engenheiro agrônomo), "Produção comercial de orquídeas exóticas" (Lucia Morimoto, Associação Orquidófila de São Paulo); "Criopreservação" (Prof. Ricardo Tadeu de Faria, da Universidade Estadual de Londrina) e "Bioestimuladores para orquídeas" (Vitor Hugo Artigiani, engenheiro agrônomo); 17h – lançamento e relançamento de livros e sessão de autógrafos.
Dia 7/3: 8h a 12h – minicursos; 13h – palestras: "Fisiologia e conservação pós-colheita de orquídeas" (Prof. Fernando Finger, Universidade Federal de Viçosa); "Propagação in vitro e domesticação de orquídeas" (Prof.. Ricardo Farias (UEL-PR); "Aclimatização de plântulas obtidas in vitro" (Prof. Moacir Pasqual, da Universidade Federal de Lavras); "Substrato" (Miguel Iannone Junior, engenheiro agrônomo); "Principais pragas e doenças em orquídeas" (Vasco Altafin, engenheiro agrônomo); 18h30min – reunião para definição do II Simbraorq; 20h – Jantar de confraternização (adesão).
Dia 8/3: 8h a 12h – minicursos; tarde: visitas técnicas à produção de orquídeas do Sr. Francisco Edimilson Costa, de Aquiraz.
De 6 a 10 de março, fica montada a exposição de orquídeas na Casa de José de Alencar, onde haverá também oficinas de cultivo de orquídeas no mesmo período. Mais informações podem ser acessadas no site do evento e no blog do Centro de Ciências Agrárias da UFC.
Fonte: Coordenadoria de Extensão do CCA/UFC – fone: 85 3366 9735
VER  TAMBÉM
Orquidário da UFC será aberto à visitação em abril
O orquidário público será inaugurado hoje na Universidade Federal do Ceará (UFC). Inicialmente, vai ajudar na formação de estudantes do curso de Agronomia. A partir de abril, equipamento também será aberto ao público LER MAIS AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário