sexta-feira, 8 de março de 2013

Mas afinal, por que comemorar o Dia Internacional da Mulher?

08 DE MARÇO
DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Fonte:  Improbables Librairies, Improbables Bibliothèques

Um pouco de história no contexto do Dia Internacional da Mulher: 

As sufragistas, como eram chamadas as primeiras ativistas do feminismo, iniciaram no século XIX, em 1897, um movimento no Reino Unido a favor da concessão às mulheres do direito ao voto. Foi assim fundada a União Nacional pelo Sufrágio Feminino, por Millicent FawcettEste movimento inicialmente pacifico, questionava o facto de as mulheres serem consideradas capazes de assumirem cargos importantes na sociedade inglesa.


Millicent Garrett Fawcett




O movimento feminino ganhou e as suas ativistas passaram a ser conhecidas por pertencentes à União Social e Politica das Mulheres. Este movimento (WSPU- Women’s Social and Political Union), fundado por Emmeline Pankhurst, pretendeu revelar o ceticismo institucional na sociedade britânica.




Emmeline Pankhurst



Emmeline Pankhurst foi presa inúmeras vezes por pequenas infrações e inspirou membros do grupo a fazerem greve de fome. Mais tarde, foram alimentadas à força, o que fez com que ficassem doentes, o que veio chamar a atenção para a brutalidade do sistema legal. Tiveram algum sucesso com a aprovação do “Representation of the People Act” de 1918, que veio a estabelecer o voto no Reino Unido.


Com este pequeno sucesso, esta lei visava também inspirar muitas outras mulheres noutros países para que lutassem pelos seus direitos, principalmente, pelo direito ao voto.

Feminismo: “sistema dos que preconizam a igualdade dos direitos do homem e da mulher”: é esta a definição de feminismo com que nos deparamos num dicionário, no entanto, ao falarmos em feminismo, referimo-nos a uma doutrina que se refletiu em movimentos sociais.

Só se pode falar em reivindicação dos direitos da mulher a partir do século XVIII, graças ao Iluminismo e à Revolução Francesa. Datam dessa época as primeiras obras de caráter feminista, escritas por mulheres como as inglesas Mary Wortley Montagu (1689-1762) e Mary Wollstonecraft (1792), "A Vindication of the Rights of a Woman", que propunha a igualdade de oportunidades na educação, no trabalho e na política.

Mary Wortley Montagu
Mary Wollstonecraft
No século XIX, no contexto da Revolução Industrial, o número de mulheres empregadas aumentou significativamente. Foi a partir desse momento, também, que as ideologias socialistas se consolidaram, de modo que o feminismo se fortificou como um aliado do movimento operário. Nesse contexto realizou-se a primeira convenção dos direitos da mulher em Seneca Falls, Nova York em 1848. Também em Nova York, em 1857, aconteceu o movimento grevista feminino que, reprimido pela polícia, resultou num incêndio que ocasionou a morte de 129 operárias, justamente no dia 8 de Março (Dia Internacional da Mulher).






O direito ao voto foi obtido pelas mulheres do mundo ocidental no início do século XX.

Trechos do texto de Liete Oliveira. Fonte do texto: http://conhecendoeducando.blogspot.com.br (obs.texto com algumas alterações quanto a marcações e imagens)  

AQUI FICA A HISTORIA DO DIA 8 DE MARÇO
"DIA INTERNACIONAL DA MULHER"
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada.
Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.


 
 



- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

Fonte:http://www.suapesquisa.com/




MULHERES EM DESTAQUE


Golda Meir

Proveniente de uma humilde família judaica, Golda nasce em Kiev, a 3 de Maio de 1898.
Emigrou com a família para Milwakee, E.U.A. , em 1906, onde foi professora primária e delegada da secção americana do Congresso Judaico Mundial. 
Casou-se com Morris Myerson, e em 1921 emigrou, novamente, para a Palestina, onde se tornou membro do Kibbutz de Marnavia, do partido trabalhista Mapai e militou também no Histadruth (confederação Geral do Trabalho), passando a ser a sua representante no estrangeiro, entre 1932 e 1934, nos E.U.A. .
Foi também uma das fundadoras do Estado de Israel, que se dotou de instituições democráticas, onde existia uma câmara única - Knessel- e se fundaram vários partidos políticos.O Mapai, que já foi referido atrás, o Ahduth Haavoda (União do Trabalho) e o Rafi (Movimento de Esquerda) fundiram-se em Julho de 1968, com o objectivo de formarem o Partido Trabalhista. Passado um ano, esse Partido uniu-se ao Mapam (Partido Operário Unificado) constituindo, assim, a Maarakh (Frente Operária) que funcionava como uma aliança eleitoral.

Golda foi nomeada embaixadora de Israel em Moscovo, pelo Primeiro-Ministro, David Ben Gurion.Após a morte do Presidente Levi Eshkol, 1969, Golda formou um governo, onde foi Primeira-Ministra de Israel (1969-1974).

Golda Meir, durante esse período, ignorou, as resoluções da ONU quanto à anexação israelita de Jerusalém oriental, e os acordos de paz com os regimes árabes. Ainda aplicou uma política de medidas extremas contra a OLP e contra todos os países que acolhessem os seus refugiados.Devido ao não seguimento dessas directrizes, a 6 de Outubro de 1973, iniciou-se a quarta guerra Israelo-árabe – “Guerra do Yom Kippur”. Devido à intervenção americana, Egípcios e Israelitas aceitam a 25 de Outubro de 1973 uma acordo de cessar-fogo.Golda Meir apresenta a sua demissão em Abril de 1974, devido às violentas críticas sobre a actuação na Guerra do Yom Kippur, e pelos baixos resultados obtidos nas eleições pelo Partido Trabalhista.Voltou ao mundo da política como dirigente do seu partido, a 5 de Março de 1976, e nesse mesmo ano publica a sua autobiografia, no livro “A minha vida”.Morre no dia 8 de Dezembro de 1978, em Jerusalém, com cancro.

Fonte: http://conhecendoeducando.blogspot.com.br/



Simone Beauvoir

É pelo trabalho que a mulher vem diminuindo a distância que a separava do homem, somente o trabalho poderá garantir-lhe uma independência concreta.(Simone Beauvoir)



Olga Benário Prestes




Marie Curie

" nós temos que ter perseverança a cima de tudo confiança em nós mesmos. 
Temos de acreditar que somos dotados de algo." (Marie Curie)

Marie Curie foi uma cientista polonesa que, dentre outras coisas, fez várias descobertas no campo da radioatividade. Quebrando todos os paradigmas para sua época, foi a primeira pessoa a receber duas vezes o Prémio Nobel de Física, em 1903 e em 1911.




Maria Montessori

Joana D'Arc

Anita Garibaldi 


MULHERES BRASILEIRAS EM DESTAQUE

Chiquinha Gonzaga

Cora Coralina

MULHERES CEARENSES EM DESTAQUE

Rachel de Queiroz 

 Maria da Penha 

BIBLIOTECÁRIAS EM DESTAQUE 

Adelpha Rodrigues 

Fonte: Jornal do Brasil, 19/08/1931 

Adelpha Silva Rodrigues de Figueiredo 
nasceu no dia 20 de setembro de 1894 em Sorocaba, São Paulo. 
Saiba mais AQUI
É considerada a primeira bibliotecária brasileira com formação na área 
Ler sobre a História da biblioteca e do bibliotecário no mundo e no 
Brasil  AQUI



Zilda Mamede
Saber mais sobre: AQUI

POR ÚLTIMO E PRINCIPAL 
A MULHER MAIS IMPORTANTE DA MINHA VIDA
UM PARABÉNS ESPECIAL NESTE DIA DA MULHER
"SEM ELA, EU NÃO EXISTIRIA"


Tolstoi disse uma vez que a mulher é uma substância tal, que, por mais que a observemos e estudemos, sempre encontraremos nela alguma coisa totalmente nova. É isso aí amigo Tolstoi. (By Paolo Rogers Tabosa)

CLIPPING (JORNAL)
MATÉRIAS SOBRE O ASSUNTO DO DIA: MULHERES  

Mulheres querem desenvolvimento profissional, PLR e promoção

Mulheres representam 53% dos internautas no Brasil, diz pesquisa

Do tricô ao mercado de trabalho: mulheres ganham espaço, mas Brasil está longe da igualdade de gênerosLeia mais: http://noticias.r7.com/brasil/do-trico-ao-mercado-de-trabalho-mulheres-ganham-espaco-mas-brasil-esta-longe-da-igualdade-de-generos-08032013 Denúncias de violência contra a mulher sobem 600% em 6 anosLeia mais: http://noticias.r7.com/brasil/denuncias-de-violencia-contra-a-mulher-sobem-600-em-6-anos-08032013A cada duas horas, uma mulher é morta no Brasil. Veja casos de violência que abalaram o PaísLeia mais: http://noticias.r7.com/cidades/fotos/a-cada-duas-horas-uma-mulher-e-morta-no-brasil-veja-casos-de-violencia-que-abalaram-o-pais-08032013Entre tradição e transição: os desafios das mulheres no IêmenLeia mais: http://noticias.r7.com/economia/noticias/entre-tradicao-e-transicao-os-desafios-das-mulheres-no-iemen-20130308.htmlConheça as doenças que mais matam as mulheres brasileirasLeia mais: http://noticias.r7.com/saude/fotos/conheca-as-doencas-que-mais-matam-as-mulheres-brasileiras-08032013Futebol fortalece os ossos e é excelente para as mulheresLeia mais: http://noticias.r7.com/saude/futebol-fortalece-os-ossos-e-e-excelente-para-as-mulheres-08032013Ter filhos do sexo masculino pode encurtar a expectativa de vida das mulheresLeia mais: http://noticias.r7.com/saude/ter-filhos-do-sexo-masculino-pode-encurtar-a-expectativa-de-vida-das-mulheres-07032013Mulher decide o que comprar e fiscaliza bolso do marido, diz pesquisaLeia mais: http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/03/06/mulher-decide-o-que-comprar-e-fiscaliza-bolso-do-marido-diz-pesquisa.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário