quarta-feira, 13 de março de 2013

MinC irá promover a digitalização de acervos culturais e históricos no Brasil

Durante a abertura do ‘Seminário Internacional sobre Sistemas de Informação e Acervos Digitais de Cultura’  que está sendo realizado em São Paulo, entre os dias 11 e 13 de março, Américo Córdula, Diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais da Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (SPC/MinC), anunciou o lançamento do Programa de Apoio à Digitalização de Acervos Culturais e Históricos no Brasil, que será feito pelo Ministério da Cultura (MinC). Américo representou a ministra Marta Suplicy no evento.

O Programa selecionará, por meio de editais, 20 instituições culturais brasileiras públicas ou privadas que sejam guardiãs de acervos de valor histórico e/ou cultural e que desejam digitalizar parte de sua coleção para publicação em repositório digital, aberto ao acesso pela internet. Também fornecerá kits contendo equipamentos (scanner, câmera, computadores e outros) e aplicativos (sotwares), além de selecionar pessoas da equipe para capacitação e treinamento.

Os investimentos serão na ordem de R$ 600 mil  e a previsão para o lançamento dos editais é até abril de 2013. O seminário está sendo realizado no auditório István Jancsó da Biblioteca Mindlin-USP (Brasiliana-USP), localizado na Rua da Praça do Relógio, nº 109, Cidade Universitária, na capital paulista. leia matéria completa AQUI
Fonte: http://www.cultura.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário