quinta-feira, 21 de março de 2013

EXTRA! EXTRA! Boa Notícia!!! Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Estaduais e Municipais do Brasil, no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.

Repassando a notícia...

O Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Jackson Sampaio, participou em Brasília, do lançamento da Frente Parlamentar Mista (Senado/Câmara), em defesa das Universidades Estaduais e Municipais Públicas do Brasil. A Frente Parlamentar conta com a parceria da Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). O encontro aconteceu na última terça (06), no Plenário 01, da Câmara Federal, no horário das 17h às 19h.

A proposta do governo federal, a partir de 2014, inclui a rubrica de apoio das universidades estaduais e municipais na ordem de 2 mil reais ano, por aluno regulamente matriculado, em curso de graduação, mestrado e doutorado. Dos 41 reitores, que compõem a ABRUEM, 36 estavam presentes. A Frente Parlamentar Mista foi criada com as assinaturas de adesão, de 41 senadores e 320 deputados federais.

Os recursos da União destinados às Universidades Públicas Estaduais e Municipais são conseguidos por meio de projetos específicos elaborados pelas Instituições de Ensino Superior (IES) e emendas orçamentárias aprovadas no Congresso. Os estados realizam enormes esforços orçamentários e financeiros para colaborarem numa modalidade de educação que é, constitucionalmente de responsabilidade da União. Um dos principais objetivos dessa Frente Parlamentar é encontrar meios e formas de garantir a sistemática do apoio federal.

Em 31 anos, o crescimento da matrícula do sistema estadual/municipal foi de 321,83%, um aumento líquido de 584.682 vagas.

“Esta é a maior frente parlamentar mista já formada na história recente do Congresso Nacional, com adesão, na sua instalação, de mais de 320 deputados e 41 senadores de vários partidos”. A declaração do deputado federal Cleber Verde (MA) marcou o momento histórico da ABRUEM, na sessão de instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa das Universidades Estaduais e Municipais do Brasil, no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília. O deputado maranhense preside a frente formada com o objetivo de incluir as Instituições Estaduais e Municipais no orçamento federal já a partir de 2014.


Fonte: www.uece.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário