quinta-feira, 21 de março de 2013

Dica de leitura! "Buscando a si mesmo no Google"

[...] Se nós estamos no controle das informações, conforme pensa o autor, somente nós podemos estabelecer limites para a saturação informacional. 

Muito interessante o artigo. dica de leitura!

[ASSOCIAÇÕES BIZARRAS]  Buscando a si mesmo no Google

Por Sergio da Motta e Albuquerque em 19/03/2013 na edição 738
Quantas pessoas no mundo não resistem à tentação de pesquisar o próprio nome no Google? Seja por vaidade, curiosidade ou tempo de sobra, muita gente sucumbe à tentação de ver o resultado de uma busca de seus próprios nomes no maior motor de buscas da web. Pessoas públicas naturalmente têm uma presença maior nos resultados, mas as pessoas privadas também deixam rastros na rede. E o Google vai atrás de qualquer informação que de alguma forma esteja ligada a um pesquisador em qualquer momento do tempo. Os resultados podem ser surpreendentes. Estranhas e improváveis associações podem ocorrer.

Independent, da Inglaterra (13/3), publicou o bizarro caso da empresária Beverly Stayart, que passou cinco anos a pesquisar o próprio nome no Google. A norte-americana gostaria de ser reconhecida na web por seu “gosto em poesia ou sua autoconfessada paixão pelo meio ambiente”, segundo o periódico londrino. Ou por seus trabalhos em “genealogia e seu mestrado na Universidade de Chicago”, de acordo com o Business Insider (7/3). Mas, infelizmente para a senhora Stayart, os algoritmos do Google aleatoriamente (?) juntaram seu nome ao de dois medicamentos para disfunção erétil (impotência) em seus resultados de buscas, “incluindo Cialis e o Levitra”, publicou o jornal.
Toda vez que a senhora Stayart pesquisava seu nome, o resultado aparecia associado às medicações para impotência. Como em “bev stayart levitra”. Desde 2008 Beverly vem litigando na justiça americana sem sucesso. Ela tentou provar que a associação é deletéria à sua integridade. E que poderia estar sendo usada para fins comerciais. Acreditou que seu nome foi sujo e usado indevidamente, e resolveu apelar à justiça.
LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário