segunda-feira, 4 de março de 2013

Curso Gestão do conhecimento: fundamentos conceituais e planejamento

Período: 20 de maio a 28 de junho

Prof. Leonardo Fernandes Souto
Plataforma TecEdu
Carga horária: 30 horas
Inscrições on-line abertas (link para as inscrições ao final da página)
Investimento: parcela única de R$ 350,00 para sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB | parcela única de R$ 450,00 para não sócios das Associações de Bibliotecários membros da FEBAB
*Observação: Recibos e carteiras de sindicatos e CRBs não comprovam a participação como sócio de Associações de Bibliotecários.
Aceitamos inscrições por empenho
Encaminhar o empenho via fax 11 3257-9979 em nome da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições – FEBAB
CNPJ: 44.075.687/0001-08 Inscrição Estadual: 149.329.902.110
Rua Avanhandava, 40 Conjs. 108/110 Bela Vista 01306-000 São Paulo – SP
Apresentação
O curso apresenta fundamentos básicos para o planejamento do processo de gestão do conhecimento.
Considerando-se as contínuas mudanças pelas quais passa a sociedade e o reconhecimento cada vez maior da informação e do conhecimento na chamada Economia do Conhecimento, acredita-se na redefinição do papel da Biblioteconomia e do bibliotecário em si.
A relação entre informação e conhecimento e seu valor para o êxito das instituições faz com que elas passem a constituir equipes multidisciplinares voltadas para gestão da informação e do conhecimento. Assim, considerando-se as competências do profissional bibliotecário, é importante reconhecer, estimular e desenvolver seu  potencial para integrar-se às referidas equipes, pois sua atuação não se limita mais aos processos tradicionalmente realizados em bibliotecas, nem tampouco a suas barreiras físicas.
Independentemente de exercer suas atividades em ambiente empresarial ou acadêmico, as competências desenvolvidas neste curso poderão ajudá-lo a implementar o processo de gestão do conhecimento ou a se integrar a equipes já constituídas para tal fim.
Ementa
Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos relacionados à gestão do conhecimento, estimulando a reflexão acerca do papel do bibliotecário como agente motivador e colaborador na implementação do processo e de práticas de gestão do conhecimento.
Conteúdo
1 – Economia do conhecimento: a valorização do intangível.
2 – Conceitos básicos de gestão do conhecimento.
3 – Modelos de gestão do conhecimento.
4 – Práticas de gestão conhecimento.
5 – O profissional bibliotecário e a gestão do conhecimento.
6 – Interfaces entre gestão da informação e do conhecimento.
7 – Gestão do conhecimento e gestão de projetos.
8- Planejamento do processo e de práticas de gestão do conhecimento.
Mini-currículo de Leonardo Fernandes Souto
Doutor em Ciência da Informação pela USP/ECA (2008) e mestre em Biblioteconomia/Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003). Graduação em Biblioteconomia pela Escola de Biblioteconomia de Formiga (1998). Atualmente é bibliotecário do Centro de Pesquisa de Informações e dados, do Departamento de Avaliação, Inovação e Conhecimento, da Área de Planejamento do BNDES. Na Petrobras, integrou a equipe corporativa de Gestão do Conhecimento e da Universidade Corporativa, onde foi líder de projetos de Gestão do Relacionamento com os Clientes, de Gestão do Conhecimento e de Relacionamento Institucional. Na Unicamp, foi bibliotecário de Referência da Biblioteca Central, editor da Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação e professor colaborador da Faculdade de Educação. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nas seguintes áreas: tecnologias da informação, disseminação da informação, educação a distância, serviços de informação em meio digital, educação, comunicação e tecnologia, Gestão do Conhecimento, Gestão do Relacionamento com os Clientes (CRM) e disseminação seletiva da informação (SDI).
http://febab.org.br/?page_id=383

Nenhum comentário:

Postar um comentário