terça-feira, 12 de março de 2013

A Biblioteca apresenta o Repositório Institucional (RI) da UFC

Devido à velocidade das transformações que estão ocorrendo no processamento e uso da informação, a sociedade tem sido impelida a rever suas práticas, e nas Instituições de Ensino Superior (IES) esta necessidade torna-se cada vez mais latente, especialmente nas áreas de ensino, pesquisa e extensão que visam à formação de profissionais para o mercado de trabalho.

Nessa perspectiva, a Biblioteca Universitária da Universidade Federal do Ceará (UFC) conseguiu mediante projeto enviado ao Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT),  um kit tecnológico para implementação do Repositório Institucional (RI) da UFC   que tem como propósito reunir, armazenar, organizar, recuperar, preservar e disseminar a produção científica e intelectual da comunidade universitária (docentes, pesquisadores, técnicos administrativos e alunos de pós-graduação stricto sensu) pertencente à Universidade Federal do Ceará, o qual desde  2011 vem sendo trabalhado por bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da UFC e agora está sendo amplamente divulgado a toda a comunidade universitária para que todos possam ter acesso e disponibilizem suas publicações no RI. Atualmente o RI da UFC já conta com mais de 4.000 mil documentos publicados (teses, dissertações, artigos de periódicos, capítulos de livros, publicações em eventos).



Importante ressaltar que a tecnologia dos repositórios institucionais consiste em sistemas de informação que geram uma coleção digital de produção intelectual (como artigos científicos, comunicações a conferências, teses e dissertações, livros e etc.) dos membros de uma instituição e que servem para armazenar, preservar e difundir essa produção intelectual, além de serem uma forma de promover o Acesso Livre à informação. Do ponto de vista das Universidades, os RI’s contribuem também para aumentar o impacto da pesquisa desenvolvida na Academia, incrementando a sua visibilidade e acessibilidade, tendo em vista que os documentos depositados no repositório também são recolhidos, indexados e podem ser pesquisados através das ferramentas “habituais” de pesquisa na Web, como o Google e o Yahoo, e também facilitam a gestão da informação sobre a produção científica da instituição (reunindo num único local a literatura produzida) e preservam a sua memória intelectual em suporte digital.

O Repositório oferece aos autores a possibilidade do auto-arquivamento de seus documentos, bem como acompanhar as estatísticas de download e de consulta de cada um de seus trabalhos publicados no RI.

A documentação, composta pela Política Institucional de Informação e pelo Termo de Autorização de Autor,  estão disponíveis no próprio RI .

Maiores informações sobre como publicar seus documentos no RI da UFC entre em contato com a Biblioteca do Sistema que atende sua área. 


Fonte:Direção da Biblioteca Universitária - (fone: 85 3366 9507 / 3366 9508)

Nenhum comentário:

Postar um comentário