sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Sobre os baixos índices de leitura em Fortaleza.

Por uma Fortaleza de leitores

Em repercussão às matérias do Vida & Arte; Arte sobre os baixos índices de leitura em Fortaleza, Fabiano dos Santos pontua ser necessário estabelecer relações entre indicadores de leitura e outros indicadores sociais.


Fabiano dos Santos
ESPECIAL PARA O POVO
A leitura é um ato criativo de construção de sentidos que conjuga individualidade e pluralidade. Mas ler é também uma prática cultural e social de atribuição de sentidos e significados. Nesta perspectiva, podemos afirmar que ler não é um consumo passivo, senão uma forma de participação e de construção de sua própria história e de sua sociedade. Aliás, Paulo Freire já nos ensinou há muito tempo que aprendemos a ler para podermos escrever nossa própria história. Daí que os atos de ler e escrever são práticas de liberdade. Este é o sentido da prática de ler e de reler o mundo. Sendo assim, a leitura e a escrita são antes de tudo uma interpretação do mundo em que se vive e uma possibilidade de lançarmos palavras sobre este mundo, para que possamos falar, interpretar e escrever sobre ele. Ler e escrever nesta perspectiva são também libertar-se. 
Por que estou começando assim esta nossa conversa? Para que fique claro desde o início que o ato de ler não se resume somente a leitura do objeto livro e tampouco ao número de livros que lemos a cada mês ou a cada ano. A experiência da leitura é muito mais do que ler livros. A experiência da leitura é uma viagem aberta de transformação e podemos ler desde uma obra literária, mas também um filme, uma peça teatral, uma dança, uma pintura, uma fotografia, uma história oral narrada por nossa avó, um gesto no meio da rua, um olhar que nos mira ou que nos escapa. Não esqueçamos que as ciganas lêem nossas mãos e que os amantes são capazes de lerem suas almas entre si. Neste sentido, mais relevante do que termos a informação de quantos livros lemos é sabermos o que e como estamos lendo. Para além do consumo de livros, medir as nossas capacidades leitoras em seu âmbito social, cultural e educativo na perspectiva de integração da leitura com a vida em sociedade, ao desenvolvimento da cidadania, a geração de projetos de vida e até mesmo ao aprofundamento da interação familiar. ler matéria  na íntegra AQUI
Fonte: http://www.opovo.com.br/

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