quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

IBICT faz parceria com a Stanford University para implementação de serviços de preservação digital

Para a criação da Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital – Cariniana, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) aderiu à Aliança Internacional LOCKSS (http://www.lockss.org), no mês de janeiro de 2013.

Segundo Miguel Ángel Mardero Arellano, coordenador da Cariniana, a ideia é de que o IBICT estabeleça ainda no início dos trabalhos da nova rede, no primeiro semestre de 2013, uma sub-rede de preservação dos mais de 1.000 periódicos eletrônicos que utilizam a plataforma OJS/SEER no país.

Ler matéria completa AQUI
FONTE: http://www.ibict.br/

Dica de leitura !

Escrevi um resumo crítico de um artigo sobre uma experiência com a plataforma OJS/SEER

DIAS, Guilherme Ataíde; DELFINO JUNIOR, João Bosco; SILVA, José Wendell de Morais. OPEN JOURNAL SYSTEMS – OJS: migrando um periódico científico eletrônico para um sistema automatizado de gerência e publicação de periódicos científicos eletrônicos. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.17, n.2, p.75-82, maio/ago. 2007.: 

Resumo crítico

No presente trabalho, analisam-se o processo de migração da antiga versão eletrônica do periódico científico eletrônico Informação & Sociedade: Estudos para a plataforma canadense Open Journal System  – OJS, um sistema automatizado de gerência e publicação de periódicos científicos eletrônicos. Apresentam-se  alguns dos principais  motivos que  levam as universidades brasileiras a já fazerem uso do sistema OJS e adotarem esta plataforma como meio de publicação científica eletrônica.  Além da facilidade em usar a ferramenta e da divulgação do conhecimento científico de forma livre e gratuita, em âmbito internacional, por meio da iniciativa dos artigos abertos (Open Archives Initiative – OAI3), uns dos principais motivos é por recomendações da CAPES, assim como, por recomendações de Agências Financiadoras (CNPq). Porém,  ao mesmo tempo em que mostram  a vantagem das facilidades em usar a ferramenta, estudos relatam  algumas desvantagens na utilização desta ferramenta como por exemplo a falta de pessoal treinado para ajudar na migração e a ausência de domínio da plataforma OJS. Blattmann & Eloan (2009) mostram as dificuldades relatadas pelos editores de conhecer as diversas funções do processo de editoração da plataforma OJS. No presente texto, Dias; Delfino Junior; Silva (2007) detectam dificuldades na utilização do sistema por parte de alguns usuários pareceristas. Estes fatos demonstram a importância de treinamento nessa ferramenta.

Palavras-chave: Tecnologia da Informação, Open Journal Systems (OJS), Periódicos Científicos Eletrônicos, Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), Publicação Eletrônica, Sistemas de Informação WEB


Fonte:
BLATTMANN, Ursula; ELUAN, Andrenizia Aquino. A cultura e a diversidade no acesso e uso do portal periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)” In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL PARA A PESQUISA INTERCULTURAL (ARIC), 12, 2009, Florianópolis.
DIAS, Guilherme Ataíde; DELFINO JUNIOR, João Bosco; SILVA, José Wendell de Morais. OPEN JOURNAL SYSTEMS – OJS: migrando um periódico científico eletrônico para um sistema automatizado de gerência e publicação de periódicos científicos eletrônicos. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.17, n.2, p.75-82, maio/ago. 2007. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário