segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Fórum Internacional do BID apresenta experiência do SINE/IDT

Modelo cearense será o único do Brasil a ser apresentado

Considerada uma iniciativa inovadora de execução do Sistema Nacional de Emprego (SINE), o Ceará, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS)/SINE-IDT, foi convidado para compartilhar essa experiência com os serviços públicos de emprego de outros países, durante seminário internacional promovido, amanhã (19/2), pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em Washington D.C., nos Estados Unidos.

O Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) será a única experiência brasileira exposta no evento que visa apresentar as inovações nas parcerias público-privadas no contexto dos serviços de emprego dos países da América Latina e do Caribe. Também serão apresentados modelos da Ásia, Europa e América Latina.

O IDT é uma Organização Social, qualificada pelo Governo do Estado do Ceará, através do Decreto nº 25.019, de 3/7/98, apta a executar políticas públicas nas áreas do trabalho e empreendedorismo. O órgão é responsável pela execução do Sistema Nacional de Emprego (SINE), por meio de Contrato de Gestão com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS).

No Ceará, o sistema conta com uma estrutura específica de captação de vagas de emprego – a Central de Solicitação de Profissionais, um Atendimento Especializado à Pessoa com Deficiência, um Centro do Trabalhador Autônomo e um serviço de atendimento agendado, realizado pela internet, em todas as Unidades do SINE/IDT da Capital. O estado oferece ainda orientação profissional, que é um atendimento personalizado para prestar informações e facilitar o ingresso do trabalhador no mercado de trabalho.

Em 2012, a STDS por meio do SINE/IDT, intermediou 81.412 profissionais ao mercado de trabalho, em diversos setores, e ofereceu serviços de emissão de CTPS e habilitação para o seguro-desemprego, dentre outros.


Fonte: Sine/IDT

Nenhum comentário:

Postar um comentário