Curso ministrado pelo Prof. Mestre David Vernon de 12 a 14 de março de 2013
1. IDENTIFICAÇÃO
A comunicação com a geração de leitores sofreu mudanças com a adoção das tecnologias da web social que requer um novo olhar na estratégia de adoção das mídias sociais pelas bibliotecas, o curso pretende com isso apresentar uma visão prática desta adoção no espaço das bibliotecas focando na avaliação das plataformas disponíveis na Web 2.0 para melhorar a educação e a colaboração dos usuários das bibliotecas.
2. OBJETIVOS
Objetivo geral:
Habilitar o profissional da informação a elaborar um plano estratégico para implementar as mídias sociais no espaço da biblioteca formalizando, assim, esta atividade dentre as demais na promoção e comunicação da mesma.
Objetivos específicos:
Ao final do curso os participantes deverão:
- a avaliação de desempenho constará de exercícios, discussões em grupo de
textos sobre o assunto; atividades práticas ao longo do curso no espaço da biblioteca.
4. PROGRAMA
5. METODOLOGIA:
- Aula Expositiva
6.INFORMAÇÕES:
LOCAL: Meridional Center - Av. Santos Dumont , 779 (Próximo ao Colégio Militar e a CAMED)
INVESTIMENTO: R$ 380,00 (parcelado em ate 3 X vezes na cartão VISA - inscrições ate o dia 01.03.2013, apos esta data somente parcelamento de 2X
REALIZAÇÃO:
CURSO
Estratégias de Implementação das Mídias Sociais em
Bibliotecas
1. IDENTIFICAÇÃO
A comunicação com a geração de leitores sofreu mudanças com a adoção das tecnologias da web social que requer um novo olhar na estratégia de adoção das mídias sociais pelas bibliotecas, o curso pretende com isso apresentar uma visão prática desta adoção no espaço das bibliotecas focando na avaliação das plataformas disponíveis na Web 2.0 para melhorar a educação e a colaboração dos usuários das bibliotecas.
2. OBJETIVOS
Objetivo geral:
Habilitar o profissional da informação a elaborar um plano estratégico para implementar as mídias sociais no espaço da biblioteca formalizando, assim, esta atividade dentre as demais na promoção e comunicação da mesma.
Objetivos específicos:
Ao final do curso os participantes deverão:
- ter elaborado um breve plano estratégico das mídias
sociais que serão utilizadas pela biblioteca para divulgá-lo junto aos
bibliotecários e o gestor da biblioteca e assim, justificar os perfis a serem
utilizados pela biblioteca;
- conhecer alguns casos de bibliotecas que utilizam as
mídias sociais para se comunicar com a sua comunidade de usuários;
- definir indicadores para avaliar a adoção e a utilização
destas mídias pela biblioteca.
- tarefas práticas deverão ser elaboradas no decorrer do
curso para que os participantes possam selecionar as plataformas e assim, obter
o êxito neste projeto.
3. AVALIAÇÃO
- a avaliação de desempenho constará de exercícios, discussões em grupo de
textos sobre o assunto; atividades práticas ao longo do curso no espaço da biblioteca.
4. PROGRAMA
UNIDADE 1 – Os quatro pilares da Estratégia da Mídia Social
UNIDADE
2 – Análise SWOT da Mídia Social na sua
biblioteca
UNIDADE
3 – Modelos Gerais e Guias de Uso e Estilo das Mídias Sociais.
UNIDADE 4 – Prática com Blogs e Microblogs
na Biblioteca.
UNIDADE 5 – Prática com Foto, Áudio e Vídeo
na Biblioteca.
UNIDADE 6 – Prática com Redes Sociais na
Biblioteca.
UNIDADE 7 – Prática com RSS e Agregadores
na Biblioteca.
UNIDADE 8 – Prática com Aplicativos de
Produtividade Google Docs na Biblioteca.
UNIDADE 9 – Dispositivos móveis para
interagir com os usuários das mídias sociais.
UNIDADE 10 – A Biblioteca utilizando os
celulares para se comunicar com os usuários nas mídias sociais.
MINISTRANTE
DAVID
VERNON VIEIRA
Professor
Assistente II do Curso de Biblioteconomia da UFC - CARIRI
Profissional com experiência de mais de 10 anos na área de
Tecnologia da
Informação, como analista de sistemas e responsável pela implantação de vários sistemas de informações empresariais em fábricas, hospital, banco e empresa distribuidora de petróleo.
Ministrou as disciplinas de Informática Aplicada para Biblioteconomia,
Tecnologia da Informação II e Banco de Dados para unidades de Informação na
UFC-Fortaleza. Ministrou disciplina de redes no Curso de Especialização -ETIGI-UFC em 2003.
Doutorando do Curso em Ciência da Informação na Universidade de Brasília – UnB. Doutorado Sanduiche (qualificação) pela Universidade Complutense de Madrid de outubro de 2011 a outubro de 2012.
Informação, como analista de sistemas e responsável pela implantação de vários sistemas de informações empresariais em fábricas, hospital, banco e empresa distribuidora de petróleo.
Ministrou as disciplinas de Informática Aplicada para Biblioteconomia,
Tecnologia da Informação II e Banco de Dados para unidades de Informação na
UFC-Fortaleza. Ministrou disciplina de redes no Curso de Especialização -ETIGI-UFC em 2003.
Doutorando do Curso em Ciência da Informação na Universidade de Brasília – UnB. Doutorado Sanduiche (qualificação) pela Universidade Complutense de Madrid de outubro de 2011 a outubro de 2012.
Formação Acadêmica:
Graduação:Tecnólogo em Processamento de Dados pela
PUC-Rio,
Especialização em Engenharia de Produção pela UFC, e Mestrado em
Administração pela UNIFOR. Possui vários artigos apresentados em congressos
nacionais e internacionais e atualmente colabora e desenvolve conteúdo no blog voltado para novas tecnologias para biblioteconomia “Bitbiblio” (HTTP://bitbiblio.blogspot.com) .
Especialização em Engenharia de Produção pela UFC, e Mestrado em
Administração pela UNIFOR. Possui vários artigos apresentados em congressos
nacionais e internacionais e atualmente colabora e desenvolve conteúdo no blog voltado para novas tecnologias para biblioteconomia “Bitbiblio” (HTTP://bitbiblio.blogspot.com) .
5. METODOLOGIA:
- Aula Expositiva
- Apostila
em DVD
- Apresentação de slides c/Projetor Multimídia
- Dinâmicas em grupo em sala de aula
- Apresentação de slides c/Projetor Multimídia
- Dinâmicas em grupo em sala de aula
- Práticas
diárias no decorrer do curso para implementar as mídias sociais
6.
Público Alvo:
-
Bibliotecários, Estudantes de Biblioteconomia e Usuário da Biblioteca
6.INFORMAÇÕES:
PERIODO: 12 a 14 de março de 2013 (terça a
quinta-feira)
CARGA HORÁRIA: 20h/a HORÁRIO: 8:30 as 12:30 e 14 as 18:00
CARGA HORÁRIA: 20h/a HORÁRIO: 8:30 as 12:30 e 14 as 18:00
LOCAL: Meridional Center - Av. Santos Dumont , 779 (Próximo ao Colégio Militar e a CAMED)
NUMERO
DE PARTICIPANTES:
22 pessoas VAGAS LIMITADAS
INVESTIMENTO: R$ 380,00 (parcelado em ate 3 X vezes na cartão VISA - inscrições ate o dia 01.03.2013, apos esta data somente parcelamento de 2X
R$ 340,00
(pagamento 01 parcela ate o dia 01.03.2013)
Incluso
material didático, coffee break e certificado
INFORMAÇOES E INSCRIÇÕES:
30772033 / 87897797
eventusecia@uol.com.br
REALIZAÇÃO:
Nenhum comentário:
Postar um comentário