quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

[CLIPPING/JORNAL] Brasil nega à Apple o registro da marca iPhone no país e Polytron apresenta primeiro smartphone transparente

O Povo - 13/02/2013 - 11h58

Brasil nega à Apple o registro da marca iPhone no país

A decisão não tira da Apple o direito de comercializar seus aparelhos no Brasil com o nome iPhone.
A Apple ainda apresentou um pedido para anular a marca iphone da Gradiente "alegando caducidade".

Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) negou nesta quarta-feira à americana Apple o pedido de registro da marca iPhone para telefones celulares no Brasil, que já havia sido reconhecida no país à empresa Gradiente.

"O INPI negou o registro da marca iPhone à Apple para seus telefones celulares", informou à AFP o departamento de imprensa do instituto. A decisão foi publicada oficialmente nestaquarta-feira pelo INPI.

A Apple fez o pedido de registro para o uso da marca com exclusividade no Brasil em 2007, quando lançou o popular aparelho.

Mas a brasileira Gradiente havia pedido o registro da marca "Gradiente iphone" em 2000, e ele foi concedido em 2008.

O INPI também informou que a Apple apresentou um pedido para anular a marca iphone da Gradiente "alegando caducidade", com o argumento de que a empresa brasileira não a utilizou nos cinco anos de prazo que tem para isso.

No fim do ano passado, a Gradiente surpreendeu o mercado ao lançar um telefone com o nome "Gradiente iphone", o que levantou a polêmica e acelerou uma decisão do registro de marcas.

Os principais critérios para conceder direito a uso de marca são evitar confundir o consumidor (ou seja, que duas empresas usem o mesmo nome ou uma nomenclatura muito parecida para um mesmo produto) e quem chega primeiro, disse o INPI.

A decisão não tira da Apple o direito de comercializar seus aparelhos no Brasil com o nome iPhone, "porque o INPI não tem interferência na comercialização", mas concede à brasileira Gradiente a possibilidade de exigir esta exclusividade na justiça, disse o instituto.

Nos Estados Unidos, a gigante americana Apple chegou a um acordo amistoso com a Cisco em 2007 sobre a utilização da marca iPhone, cujos direitos foram obtidos pela segunda em 2000.


ANTIGUA É O PRIMEIRO PAÍS A LEGALIZAR A PIRATARIA 

VEJA A MATÉRIA AQUI

Polytron apresenta primeiro smartphone transparente

O Povo - 13/02/2013 - 16h33

O parelho inédito pode estar acessível ao mercado futuramente, segundo a empresa, mas por enquanto ainda não há uma data específica para o seu lançamento.


Smartphone transparente da Polytron ainda não tem data para lançamento.

Um protótipo de smartphone transparente foi apresentado pela Polytron Technology nesta semana. O produto, que ainda está em fase de aperfe-içoamento, já possui câmera, alguns LEDs, duas pequenas baterias e uma entrada para cartão micro SD.
O aparelho inédito pode estar acessível ao mercado futuramente, segundo a empresa, mas por enquanto ainda não há uma data específica para o seu lançamento.
A carcaça transparente em aparelhos não costuma ser frequente em produtos, mas desperta muita curiosidade dos consumidores que gostam de ver como o aparelho funciona por dentro.
De acordo com o site Tecmundo, outros detalhes como configurações e o valor do produto no mercado ainda não foram divulgados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário