quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Bibliotecas Escolares nas Escolas da Rede Municipal de Fortaleza/CE e a NECESSIDADE de se ter o profissional bibliotecário escolar atuando nestas!

Não consigo acreditar nisso?????!!!!!!! Neste post que li através do facebook.

" Via Fernando Braga Ferreira
Meu sobrinho, me indagou sobre esse assunto, alguém tem conhecimento sobre isso:

"O novo secretário de educação Ivo Gomes, já começou a fazer das suas, a mando do nosso prefeito Cid Gomes(prefeito) retirou todos os porteiros e colocou as merendeiras para ocupar tal função e pasmem retirou todos os bibliotecários e os professores irão realizar essas funções, claro eles indignados com tal ato, repudiaram!!
Ivo Gomes então numa atitude déspota, afirmou que só colocaria os bibliotecários de volta, se os professores provarem a ele se os bibliotecários realmente tem função na escola pública!
P.S Todo esse "corte de gastos" para que mesmo?
Aquário, Ivete,inauguração Arena Castelão e outras vaidades de Cid..."

Se for verdade, temos que exigir do CRB-3 e do CFB uma audiência com esse secretário!!!"


Professor trabalhando em bibliotecas escolares[no "lugar" de bibliotecário] em escolas públicas de Fortaleza? E ainda : O PROFESSOR ter que provar ao secretário de educação que bibliotecário realmente tem função na escola pública?????????????

DECEPÇÃO! caso seja "fato" estas "indagações". Como pode ter um pesamento de certa forma 'retrogrado' e desprovido de conhecimentos da área profissional do bibliotecário um arual secretário de educação de Fortaleza que se diz desejar incentivar a leitura na cidade de Fortaleza, onde até então pesquisas e matérias apontam que: citando apenas de outras mais...

Menos da metade dos professores de escolas públicas leem no tempo livre ( http://revistaepoca.globo.com/Negocios-e-carreira/noticia/2013/02/menos-da-metade-dos-professores-de-escolas-publicas-leem-no-tempo-livre.html)

Pesquisa do Ibope Media apontou que Fortaleza é a cidade com menos leitores entre nove capitais brasileiras. Mas por que os fortalezenses "não leem"? (http://www.opovo.com.br/app/opovo/vidaearte/2013/02/05/noticiasjornalvidaearte,3000748/por-que-os-fortalezenses-nao-leem.shtml)

AQUI SEGUE UM ARTIGO PARA LEITURA:

Além de despertar o gosto pela leitura como forma habitual de lazer, um dos objetivos da biblioteca escolar é a formação do cidadão consciente e capaz de um pensamento crítico e criativo. Isso significa uma maior participação do bibliotecário no processo cultural do qual fazem parte, também, os professores, pedagogos, escritores e pesquisadores que vêem na leitura um ato de conscientização do indivíduo.

Portanto, o papel que cabe à biblioteca escolar e, por extensão, ao bibliotecário que nela atua, é o de estimular, coordenar e organizar o processo de leitura para que, por meio dela, a criança/adolescente/jovem aumente seus conhecimentos, sua capacidade crítica e reflexiva que lhe permitam atuar melhor na sociedade. Está superado o conceito tradicional de que a biblioteca escolar seja um depósito de livros doados pelo Governo ou por particulares para complementar o programa de estudos. Sua função agora é a de ser um centro de informação e cultura.

http://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/viewArticle/431/549

Nenhum comentário:

Postar um comentário