quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A informação sensível ao toque


Diário do Nordeste - 04.02.2013

Suplemento digital traz conteúdo exclusivo e inovador, tirando proveito da tatilidade e da interatividade

Com a proposta de oferecer ao leitor um material diferenciado, com reportagens exclusivas, enriquecidas com conteúdo multimídia, o Diário do Nordeste oferece ao seu público leitor, desde o último dia 18, o seu novo suplemento digital "Diário Plus", disponível para leitura através do iPad, o tablet da Apple. Além das matérias exclusivas, a publicação apresenta um conteúdo que complementa a cobertura dos temas das últimas horas e traz colunas que antecipam o panorama informativo do dia seguinte.

A proposta do "Diário do Nordeste Plus" é oferecer material diferenciado, com matérias exclusivas, enriquecidas com conteúdo multimídia Foto: José Leomar

A edição, disponível de segunda a sexta-feira, a partir das 19 horas, tira proveito dos recursos que o meio digital permite, com conteúdo dinâmico, infográficos animados, vídeos e fotos que se mostram na tela do tablet com o diferencial da interatividade, ao alcance do toque na tela do dispositivo. "O lançamento de mais um novo conteúdo faz parte de uma estratégia através da qual estamos nos posicionando entre os maiores jornais do mundo", destaca Ildefonso Rodrigues, diretor editor do Diário do Nordeste.

Uma pesquisa realizada pela Online Publishers Association (OPA) permite inferir que o veículo está em linha com as últimas tendências. Ela mostra que 94% dos consumidores de eletrônicos têm um tablet com o objetivo de acessar informações - como notícias, previsões do tempo e outros conteúdos informativos. O relatório da OPA mostra ainda que o horário nos quais a maioria dos usuários dedica mais tempo ao seu dispositivo fica compreendido entre 17h e 21h. Outra pesquisa, da consultoria internacional Flurry Analytics, revela que os tablets começam a rivalizar com a TV, pela atenção do usuáriodoméstico, no chamado "horário nobre", das 18h às 22h. E o público cearense que se encaixa nesse perfil tem agora, com o Diário Plus, sua fonte de informação e de conteúdo exclusivamente voltado para essa plataforma.
 


O usuário interage com o conteúdo, cuja elaboração prioriza o uso dos recursos oferecidos pelas telas sensíveis ao toque como interface Foto: Marília Camelo

"O Diário Plus faz parte de um trabalho no qual buscamos a interação entre ferramentas, onde o papel é a maior força, porém outras mídias dão suporte e fortalecem o nosso principal produto", diz Ildefonso Rodrigues, destacando os quatro produtos que hoje fazem parte da bandeja de informação do veículo: o jornal impresso, a versão online, a TVDN e, agora, o Diário do Nordeste Plus. "Dentro de um contexto nacional", enfatiza o diretor editor, "podemos dizer que o jornal se posiciona entre os mais importantes do País, assumindo uma postura de vanguarda".

O projeto de suplemento digital do jornal cearense é pioneiro entre os veículos de comunicação do Norte e Nordeste e o segundo no país em termos de conteúdo extra (outras edições voltadas para tablets apresentam o mesmo conteúdo de suas publicações impressas). "O Diário Plus é uma experiência inédita e pioneira para o jornalismo no Ceará, fazendo com que o jornal sempre se posicione à frente e com estratégias modernas para o novo jornalismo", ressalta Ildefonso Rodrigues.


A nova publicação vespertina do Diário, voltada para usuários do iPad, tablet da Apple, traz matérias exclusivas e antecipa os temas que devem dominar o panorama informativo do dia seguinte

O Diário Plus pode ser obtido através do aplicativo gratuito do Diário do Nordeste na App Store, a loja de aplicativos da Apple para seus dispositivos móveis (iPad, iPhone e iPod Touch). Após um rápido cadastro, o usuário pode baixar a edição para ser lida na tela do aparelho.

Conteúdo
A cada dia, o Diário Plus traz conteúdo dividido em seis seções. Elas incluem matérias de última hora, frases do dia, números, vídeos exclusivos da TVDN e comentários dos usuários da internet. Também compõem o mix de informação, a cada edição, duas colunas de jornalistas do Diário do Nordeste. Fazem parte deste time os colunistas Roberto Maciel, Tom Barros, Egídio Serpa, Pompeu Vasconcelos e Neno Cavalcante.

O leitor também pode conferir uma galeria de fotos retratando os principais acontecimentos do dia. "A ideia é ter o impresso de manhã e no início da noite ter uma nova leitura complementar, que antecipa o que vem no dia seguinte, de uma forma resumida e interativa", diz Inácio Aguiar, editor tablet do Diário. Segundo o editor, tem sido muito boa a aceitação deste novo formato pelo qual as informações chegam ao leitor, de qualquer lugar do mundo, interessado pelas notícias locais, nacionais e internacionais sob o ponto de vista cearense. "A adesão dos leitores vem crescendo a cada edição", comemora o editor. "Estamos fazendo um trabalho para que o leitor se sinta mais próximo da notícia, através da experiência tátil", afirma.

Como atrativo para o leitor que ainda não conhece a plataforma, um exemplo é o caso de uma matéria sobre um novo carro no mercado, na qual o leitor pode visualizar vídeos do veículo e de seu desempenho nas pistas, fotos em 360 graus, e até "ouvir o ronco do motor". Já se o interesse é em conferir a programação de cinema para o fim de semana, o leitor pode não somente ler a sinopse de um filme, como também assistir ao trailer e ver fotos. "Assim, o leitor tem uma percepção maior do conteúdo", acrescenta Inácio Aguiar.

Desafio jornalístico

O conteúdo jornalístico para tablet traz em si um desafio, pelo fato de não ser voltado para a plataforma de internet nem para a plataforma impressa - e, ao mesmo tempo, contemplar essas duas vertentes, conforme avalia o jornalista e designer gráfico Eduardo Freire, que participou da criação do projeto do Diário do Nordeste Plus. "É um novo elemento que agrega tatilidade, interação", acrescenta Freire. O desafio, comenta ele, é pensar o conteúdo jornalístico com essas possibilidades de interação. "É fazer acontecer contemplando os diversos movimentos possíveis na tela", diz o designer, numa alusão aos recursos possíveis a partir do uso da tela sensível ao toque presente nos tablets.

Nenhum comentário:

Postar um comentário