segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

"Onze profissões em extinção." Na minha opinião, antes de publicar qualquer matéria, é sempre recomendável PESQUISAR sobre o assunto - ou então correrá o risco de publicar matéria inverídica, fútil ou no mínimo duvidosa.

Verdade ou deveriam pesquisar mais sobre o assunto antes de publicar qualquer "baboseira" ?

"Onze profissões em extinção." 

Leia a matéria AQUI
Fonte: http://oglobo.globo.com/emprego/onze-profissoes-em-extincao-7395887

" mais uma vez, a tecnologia começando a substituir o homem. " ( como assim por exemplo?) 

Quem faz a tecnologia é o homem. Sem o homem não existe tecnologia. Ela avança para melhorar a nossa qualidade de vida e não para substituir algo ou alguém. As novas tecnologias aperfeiçoam os produtos, serviços e formas de trabalho humano. Com o advento das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação(TICs) o bibliotecário passou a ser VISÍVEL e como um atual profissional da informação o campo deste profissional cresce. pesquisas apontam para isso. 

Na minha opinião de bibliotecária:
MUITO PELO CONTRÁRIO. O surgimento da Sociedade da Informação (SI), em meados da década de 70, fortificou as transformações nos paradigmas da biblioteconomia. Oliveira (2011, p. 26) [...] diz que a unidade de análise da Biblioteconomia não é mais somente o livro,mas também a informação; e suas atividades, agora automatizadas, ultrapassam o espaço biblioteca. Sendo assim, Teixeira(2010 apud Oliveira 2005) afirma que:
Atualmente a biblioteconomia não está relacionada apenas a biblioteca, mas com um conjunto de ideias relacionadas à movimentação da informação em sistema de comunicação humana. EM SUMA, o avanço tecnológico - as novas redes telemáticas e as tecnologias delas derivas (Internet fixa, wireless, celular, satélites etc.), assim como o crescimento dos dispositivos móveis (smartphones, tablets, dentre outros) tem contribuído com o aumento de habilidades e possibilidades de trabalho para o bibliotecário. ISSO SIM. Pesquisas apontam para o CRESCIMENTO DA CARREIRA, para atuação deste profissional nesta novo ambiente de trabalho - ciberespaço. Não conheço colegas meus bibliotecários desempregados, pelo contrário dissemino várias vagas para este profissional e na maior parte de concursos públicos existem vagas para bibliotecário. Agora, nada é perfeito neh! nem a profissão, pois possui seus entraves e nem os bibliotecários (visto que existem os bons, os ótimos e os não tão bons assim ) P.S me decepcionei com o jornalismo do O GLOBO. Até acho um tanto uma falta de respeito com a classe bibliotecária. (Sem falar nas outras classes)




Nenhum comentário:

Postar um comentário