quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

NOVO CÓDIGO DE ÉTICA DA IFLA No mês passado.

Um documento muito oportuno para o debate sobre a criação de uma nova associação:

NOVO CÓDIGO DE ÉTICA DA IFLA

No mês passado, a IFLA aprovou um novo código de ética. Traduzi e aqui divulgo a chamada “versão curta”. O texto completo original encontra-se em: e:
http://www.ifla.org/en/news/ifla-code-of-ethics-for-librarians-and-other-information-workers

CÓDIGO DE ÉTICA DA IFLA PARA BIBLIOTECÁRIOS E DEMAIS PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO
(“Versão curta”)

Tradução, não-autorizada, de Antonio Agenor Briquet de Lemos

PREÂMBULO

Este Código de Ética e Conduta Profissional é apresentado como uma série de proposições éticas para orientação de bibliotecários e demais trabalhadores da informação e para exame pelas associações de bibliotecários e profissionais da informação quando forem elaborar ou fazer a revisão de seus próprios códigos.

Pode-se descrever a função dos códigos de ética da seguinte forma:
• estímulo à reflexão sobre os princípios a partir dos quais os bibliotecários e demais profissionais da informação possam formular políticas e lidar com dilemas
• desenvolvimento da autoconsciência profissional
• mostrar transparência para os usuários e a sociedade em geral.

Este código não se destina a substituir códigos existentes ou anular a obrigação de associações profissionais de elaborarem seus próprios códigos por meio de um processo de pesquisa, consulta e redação cooperativa. Não se prevê que haja concordância integral com este código.

As cláusulas deste código de ética baseiam-se nos princípios fundamentais acima resumidos, e se destinam a proporcionar um conjunto de sugestões sobre a conduta dos profissionais. A IFLA reconhece que, embora esses princípios fundamentais devam prevalecer na essência de qualquer código, a especificidade de cada código haverá de variar segundo cada sociedade em particular, comunidade de prática ou comunidade virtual. A elaboração do código é função essencial de cada associação profissional, do mesmo modo que a reflexão ética é uma necessidade de todos os profissionais. A IFLA recomenda o Código de Ética da IFLA a todas as associações e instituições a ela filiadas e aos bibliotecários e demais profissionais da informação, para os fins indicados.

A IFLA compromete-se a fazer a revisão deste código sempre que for necessário.

1. ACESSO À INFORMAÇÃO

A missão essencial dos bibliotecários e demais profissionais da informação é garantir acesso à informação para todos, seja para o desenvolvimento individual, a educação, o enriquecimento cultural, o lazer, a atividade econômica e a participação consciente no aperfeiçoamento da democracia.

Com essa finalidade, os bibliotecários e demais profissionais da informação repudiam a censura, sob todas as formas, apoiam a oferta de serviços gratuitos ao usuário, incentivam o uso das coleções e serviços pelos usuários potenciais e procuram alcançar os mais altos padrões de acessibilidade tanto dos serviços físicos quanto virtuais.

2. RESPONSABILIDADES PERANTE OS CIDADÃOS E A SOCIEDADE

A fim de promover a inclusão e erradicar a discriminação, os bibliotecários e demais profissionais da informação asseguram que o direito de acesso à informação não deve ser negado e que serviços sejam oferecidos com equidade a qualquer pessoa, independentemente de idade, nacionalidade, convicções políticas, capacidade física ou mental, identidade de gênero, educação, renda, situação de imigrante ou asilado, estado civil, origem, etnia, língua, religião ou orientação sexual.

Para aperfeiçoar o acesso para todos, os bibliotecários e demais profissionais da informação apoiam os cidadãos em suas pesquisas de informação, ajudam-nos a desenvolver sua capacidade de leitura e competência informacional e os estimulam a fazer a utilização ética da informação (com especial atenção para o bem-estar dos jovens).

3. PRIVACIDADE, SIGILO E TRANSPARÊNCIA

Os bibliotecários e demais profissionais da informação respeitam a privacidade pessoal e a proteção de dados pessoais, necessariamente compartilhados entre indivíduos e instituições. Ao mesmo tempo, apoiam a maior transparência possível no que concerne à informação relativa a organizações públicas, empresas do setor privado e qualquer outra instituição cujas atividades afetem as vidas das pessoas e da sociedade como um todo.

4. ACESSO LIVRE E PROPRIEDADE INTELECTUAL 

O interesse de bibliotecários e demais profissionais da informação é oferecer o melhor acesso possível por parte dos usuários das bibliotecas às informações e ideias que se apresentem em qualquer mídia ou formato, embora reconheçam que são parceiros de autores, editores e outros criadores de obras que contem com a proteção do direito autoral. Os bibliotecários e demais profissionais da informação buscam garantir que tanto os direitos dos usuários quanto os direitos dos criadores sejam respeitados. Eles apoiam os princípios de acesso livre (open access), código aberto (open source) e licenças abertas (open licenses). Procuram obter limitações e exceções necessárias para as bibliotecas e, em particular, tentam limitar a ampliação do alcance do direito autoral.

5. NEUTRALIDADE, INTEGRIDADE PESSOAL E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS

Os bibliotecários e demais profissionais da informação estão firmemente comprometidos com a neutralidade e uma atitude imparcial no que se refere a acervos, acesso e serviços. Eles tratam de alcançar acervos equilibrados, aplicar políticas de serviço justas, evitar que convicções pessoais impeçam o desempenho de seus deveres profissionais, combater a corrupção e buscar alcançar os padrões mais elevados de excelência profissional.

6. RELAÇÕES ENTRE COLEGAS E EMPREGADOR/EMPREGADO

Os bibliotecários e demais profissionais da informação tratam-se reciprocamente com equidade e respeito. Para tal fim, opõem-se a toda e qualquer discriminação no trabalho, seja por idade, nacionalidade, convicção política, capacidade física ou mental, gênero, estado civil, origem, etnia, religião ou orientação sexual. Apoiam salário igual para trabalho igual entre homens e mulheres, compartilham sua experiência profissional e contribuem para as atividades de suas associações profissionais.
Fonte: https://www.facebook.com/groups/372349109452045/permalink/457800447573577/

Nenhum comentário:

Postar um comentário