quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Já em ANGOLA ... "Angola tem falta de bibliotecas públicas"


Número de instituições do género existentes são incapazes de responder à procura
Fotografia: João Gomes
O director-geral adjunto da Biblioteca Nacional de Angola, Manuel Francisco Pinheiro, admitiu ontem que o país tem uma grande carência de bibliotecas públicas.
Em declarações à Angop, explicou que as poucas existentes não satisfazem a crescente procura dos cidadãos por estes serviços, facto que preocupa a Biblioteca Nacional.
Luanda é, entre as 18 províncias, a que tem mais bibliotecas públicas, com um total de quatro, ao passo que muitas províncias têm apenas salas de leitura. “Os dados que temos, resultantes de um diagnóstico que fizemos, mostram que existe no país mais salas de leitura do que bibliotecas públicas. Estamos preocupados com a situação e tudo faremos para que a médio prazo o quadro seja melhorado”, admitiu.
Manuel Francisco Pinheiro reconheceu, contudo, o empenho do Ministério da Cultura na construção de bibliotecas públicas em todo o país, assim como na transformação das salas de leitura em bibliotecas públicas. A falta de técnicos com formação especializada e a escassez de acervo bibliográfico é também uma das preocupações com que se debatem as bibliotecas no país.

Chibia com novos livros

O acervo bibliográfico da única biblioteca do município da Chibia, 42 quilómetros a sul do Lubango, Huíla, foi reforçado, em 2012, com 329 novas obras cedidas pela Igreja Católica. Em declarações à Anglo, a propósito da actividade desenvolvida ao longo do ano passado, o director da instituição, Salvador Moçambique, referiu que entre as obras há livros de física, química e electromecânica, além de alguns de prosa e poesia.
Salvador Moçambique realçou que com a integração dos novos livros a biblioteca pública passou a dispor de 679 livros académicos, além de revistas e jornais. 
Apesar deste reforço, considerou ser ainda insuficiente para satisfazer a procura dos leitores que têm afluído à biblioteca em busca de soluções para as suas pesquisas, uma vez que ainda tem falta de obras, principalmente ligados ao segundo ciclo do ensino secundário. Esta preocupação já foi manifestada às autoridades competentes, que estão a envidar todos os esforços no sentido de enriquecer, ainda mais, o acervo bibliográfico da biblioteca local. A biblioteca municipal da Chibia existe deste 2010.

Reabilitação no Cuito

A Direcção da Cultura do Bié vai reabilitar este ano a Biblioteca Municipal do Cuito, disse à Angop o seu director interino.
Francisco Sachombe afirmou igualmente que há um novo empreiteiro para prosseguir a reabilitação da biblioteca, encerrada em 2010 por apresentar fissuras e “outras anomalias”.

Acesse a matéria AQUI

Fonte: http://jornaldeangola.sapo.ao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário