quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

UFRGS disponibiliza solução NAVi – Ambiente Interativo de Aprendizagem no Portal do Software Público Brasileiro

O NAVi é um ambiente virtual de aprendizagem web desenvolvido pelo grupo de pesquisa NAVi da Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Seu objetivo é apoiar a condução das atividades de ensino e facilitar o processo de aprendizagem tanto do ensino presencial como à distância, disponibilizando ferramentas de interação, tarefas e compartilhamento de conteúdos.

A concepção de sua estrutura busca permitir a interação de todos os usuários (alunos e professores), independentemente de seus vínculos no ambiente. Para isso, o software permite a representação de estruturas de níveis hierárquicos (curso – disciplina – turma, por exemplo) no ambiente virtual, permitindo que usuários de diferentes instâncias interajam.

Com essa estrutura de níveis, o desenvolvimento do NAVi  teve como objetivo resolver o problema de limitação das possibilidades de interação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem orientados a uma única instância (curso, por exemplo), onde os usuários apenas interagem com outros usuários daquela mesma instância.

Além de ferramentas de interação (Fórum, Chat, Correio, Recados, Relatos), o NAVi também conta com ferramentas de disponibilização de conteúdos (Agenda de Aulas, Vídeos, Acervo) e de tarefas (Prova, Enquete, Porfólio).

Inicialmente desenvolvido para atender as necessidades de alunos e professores da Escola de Administração da UFRGS, o NAVi rapidamente passou despertar o interesse de usuários de outras unidades acadêmicas da Universidade, assim como de outras instituições públicas e privadas.

Acesse a comunidade NAVi em: http://www.softwarepublico.gov.br/ver-comunidade?community_id=60993607

  • Principais funcionalidades:

- Permite a representação de estruturas hierarquicas no ambiente virtual;

- Permite a interação dos usuários em qualquer nível da estrutura hierarquica;

- Possui ferramentas de comunicação, disponibilização de conteúdos e de tarefas;

- Fornece indicadores de acesso, interação e entrega de tarefas;

- Possui uma ferramenta de e-mail integrada.

  • Principais Características técnicas:

- Executa em Linux ou Windows;

- Desenvolvido em PHP 5;

- Utiliza banco de dados MySQL 5;

- Servidor web Apache 2 ou outro servidor web.

Nenhum comentário:

Postar um comentário