sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

[tecnologia] Clipping - Jornal


O Povo - 20/12/2012

O mercado publicitário nos tablets e celulares

publicidade-tablets-celulares


Olá, amigos do blog.

Hoje quero falar um pouco sobre os nossos amigos tablets e smartphones, que vem conquistado cada vez mais espaço na vida das pessoas. Vale ressaltar que o acesso aos dispositivos móveis, aos poucos vem se tornando uma realidade para muitos brasileiros. Inclusive para classes C e D. O fato é que esse crescimento e popularização aos dispositivos móveis tem despertado os anunciantes que buscam impactar seu público alvo através dos tablets e celulares.

Esse post não tem como objetivo falar especificamente do mercado brasileiro e sim sobre o mercado internacional.

A pergunta que muitas empresas estão fazendo nesse exato momento é: ” Como impactar o meu público nesse ambiente móvel?” O quanto o meu cliente utiliza os dispositivos móveis? Como os dispositivos móveis tem influenciado na vida do meu consumidor? São perguntas que se tornam cada vez mais relevantes para os profissinais de marketing que desejam utilizar de maneira eficiente as novas oportunidades de publicidade que os dispositivos móveis geram.

Onde o meu cliente está nesse momento?

Aproveitar a localização do seu consumidor para informar que há poucos metros ele pode conferir aquela super promoção de determinada loja, é algo que tem motivado muitas empresas. Isso acontece porque os aparelhos são capazes de detectar localização, realizar discagens diretas e inclusive adicionar alertas no calendário. Permitir que a mensagem da sua empresa fique literalmente nas mãos do seu consumidor, poderá influênciar diretamente no processo de tomada de decisão de compra.

Quanto as empresas estão gastando com tablets e celulares?

O investimento ainda está bem distante dos mega orçamentos como o de TV, por exemplo, uma matéria apresentada no New York Times em 12 de novembro, em 2012 nos EUA os anunciantes devem investir U$2,6 Bilhões de dólares. De acordo com a eMarketer, isso representa menos de 2% da verba total. Porém, esse número é mais que o triplo do valor gasto em 2010. Ou seja, estamos avançando.
A medida que as empresas percebem que o seu consumidor está presente nos dispositivos móveis, o percentual de investimento aumenta. Anunciantes destacam que a mensagem principal nesse ambiente consiste em convidar o consumidor para realizar uma ligação ou visitar a loja. Em entrevista ao NY Times, Jason Spero, executivo do Google, explica que existe a clara tentativa de impactar o usuário em trânsito, isto é, buscar entender como pensa um usuário em trânsito utilizando os dispositivos móveis.
É importante ressaltar, que ainda é difícil mensurar o comportamento de um usuário impactado por anúncios em tablets e celulares, isto é, identificar que o consumidor se dirige a loja após ser impactado por um anúncio nesse ambiente. O Google tem investido bastante para aperfeiçoar sua plataforma de anúncios para dispositivos móveis, porém, os últimos relatórios mostram uma queda no lucro obtido através dos anúncio para mobile.

E o Facebook nos dispositivos móveis?

O Facebook vem com um crescimento vertiginoso quando o assunto são novos usuários cadastrados na rede social, o Facebook ADS tem gerado boas receitas para a empresa, porém, sua cotação na bolsa de valores caiu pela metade. Um dos motivos seria a desconfiança do mercado com relação a dificuldade do Facebook na rentabilização através dos dispositivos móveis. Nesse contexto, apesar dos lucros declarados pelos executivos do Facebook, ainda existe um vasto caminho a ser percorrido pela empresa na corrida pelos investimentos publicitários. Para aprofundar sua leitura sugiro o artigo: “Vale a pena investir no Facebook?

O Google domina como sempre

O Google fica com cerca de 56% de toda a verba publicitária para dispositivos móveis, além disso, 96% do valor dos anúncios em busca por aparelhos também é do Google. Esses dados são da empresa eMarketer. Para o próximo ano, o Google prevê um faturamento de US$ 8 bilhões em vendas, que deve incluir publicidade, aplicativos, músicas e filmes distribuidos através do Google Play.

O que as pessoas pesquisam nos dispositivos móveis?

Grande parte dos usuários utilizam a busca nos dispositivos móveis para encontrar estabelecimentos comerciais nas redondezas, comportamento esse que gera uma importante fonte de anúncios. De acordo com o Google, 30% das buscas realizadas por restaurantes e 25% das buscas realizadas por cinema, são feitas através de dispositivos móveis.

Clique para ligar

Um case de sucesso para a plataforma de anúncios nos dispositivos móveis é o call to action (chamada para ação) “clique para ligar”. O usuário realiza uma busca por determinado segmento comercial e encontra um anúncio com a frase: “Clique para ligar” em poucos segundos ele está obtendo mais informações sobre o produto ou serviço que deseja adquirir.

Anúncios no Facebook (Mobile)

De acordo com a empresa 60% dos usuários acessam o Facebook através de dispositivos móveis, porém, como não existe um local para exibição de anúncios nessa plataforma, o Facebook passou a inserir anúncios no Feed de notícias, utilizando os históricos patrocinados. Poucos usuários sabem que o Facebook utiliza os seus dados e preferências para gerar anúncios em outros aplicativos. Mas, isso é um assunto para outro post.

Vá para onde seu público está

Essa é a mensagem que os dispositivos móveis tem deixado para os anunciantes em todo o mundo. Apesar da “ressistência” inicial em destinar uma verba para anúncios nessa plataforma, os anunciantes percebem que precisam estar presentes em ambientes e plataformas que o seu público está. E é exatamente essa relação que existe entre o crescimento no que se refere a utilização dos dispositivos móveis, influênciando diretamente o mercado publicitário.
Porém, é de grande importância compreender que as estratégias precisam ser totalmente integradas, isto é, não adianta simplesmente criar um anúncio para plataforma mobile, se não existir um planejamento e estratégia eficiente por trás desse investimento. E é exatamente nesse momento que muitas empresas tem errado bastante. E você? Já começou a investir nos dispositivos móveis?



O Povo - 20/12/2012 - 08h15

Chapeuzinho Vermelho faz aniversário e ganha doodle do Google

A narração da história é feita de forma leve e divertida.
 
O Google inovou mais uma vez na tela do seu buscador.Os homenageados do dia são os contos dos irmãos Grimm , que fazem aniversário de 200 anos de publicação , e a história escolhida para a homenagem foi a Chapeuzinho Vermelho que promete divertir os internautas em forma de doodle .
Ao clicar nas setas à esquerda e à direita do doodle é possível acompanhar o conto em uma releitura em cartoon, bem divertido.O usuário também pode ser surpreendido com a mudança das telas conforme clica na imagem principal.
O lendário conto, foi publicado em 1812, se tornando ao decorrer dos anos um dos mais conhecidos dos autores alemães, e na versão do Google incorporou elementos mais modernos.O doodle usa uma linguagem simples e universal, sem texto escrito ou falado acompanhando a narrativa o que promete ser um sucesso para os usuários de todas as idades.



O Povo - 20/12/2012 - 10h54

Anonymous tem sua conta semioficial no Twitter suspensa

A conta já está funcionando normalmente nesta quinta,20.
 
O grupo hacker Anonymous teve seu perfil semioficial do Twitter suspenso por algumas horas, na última quarta-feira,19.
A conta era frequen-temente utilizada para divulgar contas ilegais e compartilhar dados pessoais de várias pessoas e ambas atitudes vão contra os termos de serviço do Twitter.
Na tentativa de ajudar o grupo, várias pessoas acionaram o perfil @YANBackUp, além de apelarem para outras contas com menor apelo popular para tentar se reorganizar. Os responsáveis pela rede social se recusaram a falar sobre a decisão, declarando somente que não comentam sobre contas específicas para proteger a privacidade de seus donos.
De acordo com informações divulgadas pelo @YanBackUp, o banimento da conta semioficial do Anonymous está relacionado diretamente ao ataque que o grupo fez contra a Westboro Baptist Church. Ao que tudo indica, a publicação de dados pessoais do advogado oficial da organização fez com que os administradores do microblog suspendessem a conta.
Nesta quinta-feira,20, a situação aparenta ter sido resolvida, já que o perfil @YourAnonNews está funcionando normalmente. Entre as primeiras publicações feitas por ele após suas atividades voltarem ao contrário estão links que ensinam formas de evitar que situações do tipo ocorram com seu perfil em uma rede social, e um breve comentário sobre o acontecido.



O Povo - 20/12/2012 - 14h25

Whatsapp terá download gratuito limitado para iPhone

A versão do WhatsApp para o sistema operacional do Google, o Android, também irá possui a taxa de US$ 0,99, apenas após 12 meses de uso.

 
Um dos aplicativos de mensagem mais populares para smartphnes, o WhatsApp, poderá ser baixado gratuitamente para o iPhone por tempo limitado. Antigamente, os usuários do celular da Apple precisavam pagar US$ 0,99 para adquirir o serviço.
A versão do WhatsApp para o sistema operacional do Google, o Android, também irá possui a taxa de US$ 0,99, apenas após 12 meses de uso. O aplicativo permite ao usuário trocar mensagens multi-plataformas, por uso de Wi-Fi ou conexão de dados.
De acordo com a estimativa do site "The Next Web", o download gratuito do WhatsApp antes do fim do ano irá trazer mais usuários ao aplicativo.

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